PIB do setor cresce 2,5%, mas construção civil necessita de mais inovação
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro semestre deste ano o PIB do setor de construção civil registrou um crescimento de 2,5%, impulsionado por novos projetos e a retomada econômica. Entretanto, uma questão que ainda aflige construtoras e incorporadoras são os processos de gestão pós-obrados empreendimentos, que estão cada vez mais complexos com a crescente demanda por transparência, eficiência no atendimento e redução de custos.
Para os especialistas do setor, a solução passa necessariamente pela inovação como um diferencial competitivo para crescer. Startup que ficou no top 10 da Open Startups 2023 (ranking promovido pela Finep, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), a empresa Predialize, com sede em Santa Catarina, desenvolveu soluções digitais que transformaram a forma como construtoras e incorporadoras gerenciam os empreendimentos após a entrega.
Responsável por criar uma plataforma que oferece gestão integrada e personalizada para atender às demandas da fase pós-obra, o objetivo é investir na inteligência de dados para automatizar processos e, como resultado, trazer eficiência e segurança jurídica para o setor, além de melhorar a experiência do cliente.
Jean Sacenti, engenheiro civil e CEO da startup, afirma que a construtech acompanha uma digitalização iminente no mercado. “Historicamente, a indústria da construção civil tem sido lenta na adoção de tecnologias, mas isso está mudando. A inovação e a integração de dados em tempo real estão remodelando tarefas complexas para torná-las práticas e intuitivas, e a nossa missão é fornecer uma visão abrangente do ciclo de vida dos empreendimentos, desde a entrega até a manutenção, para impulsionar a transformação digital”, explica. Atualmente, a empresa tem mais de 300 construtoras na carteira de clientes, o que significa atingir um público de 44 mil usuários, entre engenheiros, síndicos, proprietários e moradores.
“Para construtoras que lidam com margens de lucro cada vez mais apertadas, a qualidade operacional aplicada à inovação pode ser decisiva para elevar o padrão da gestão pós-obra. Com a plataforma, as empresas podem personalizar o próprio app e monitorar o empreendimento para evitar desperdícios e criar uma marca que se comunique com transparência com o cliente, criando relações de longo prazo e gerando novas oportunidades de negócios”, conclui Sacenti.