Presidente do Sinduscon/ES destaca inovação na gestão dos negócios no estado

Alex Pandini

Nesta quinta-feira (14/12) damos prosseguimento à entrevista com o presidente do Sinduscon/ES, Douglas Vaz, que no blog de ontem traçou uma análise do que foi o ano de 2023 para o setor da construção civil no Espírito Santo e no Brasil, analisou os cenários econômico e políticos local e nacional, e lançou perspectivas para o que pensa ser possível ocorrer no negócio em 2024.

 

Agora, vamos para a parte da entrevista em que Vaz abordou os caminhos – que considera absolutamente necessários – para que a construção civil permaneça em nível de excelência no estado e no país, e mantenha o ritmo de adaptação às novas tecnologias. E esse caminho, para ele, é investimento permanente em conhecimento, tecnologia e inovação.

 

A chegada da internet revolucionou a maneira de viver. Obviamente, as mudanças promovidas por essas novas ferramentas e plataformas digitais impactaram muito rapidamente no mundo dos negócios, e não foi diferente na construção civil. O setor se viu, de repente, numa encruzilhada entre o antigo e o novo, e tratou de se adaptar a esse novo ambiente.

 

Douglas Vaz, presidente do Sinduscon/ES. Foto: divulgação.

 

Para o presidente do Sinduscon/ES, a gestão da obra, até o momento, é o que mais ganhou com as novas ferramentas. “A gestão, o fluxo do processo complexo, com inúmeras variáveis, que é uma obra de engenharia civil, se tornou, digamos, mais eficaz, no sentido de haver, por meio dos softwares de gestão, um controle maior sobre as circunstâncias”, analisa Douglas Vaz.

 

Para ele, de um modo geral, “as empresas capixabas estão bem adaptadas e inseridas nessa nova realidade”, embora faça a ressalva de que, como a tecnologia avança muito rapidamente, ninguém deve se acomodar em um processo apenas porque ele tem demonstrado eficiência, mas sim manter-se sempre aberto às possibilidades de avanço, num mundo contemporâneo que é marcado exatamente pela constante mudança.

 

CADEIA PRODUTIVA

Douglas Vaz também destacou a importância da construção civil dentro da economia do país (de qualquer país, ele ressalva). “É o setor que tem a resposta mais rápida na geração de divisas, emprego e renda, impostos, riqueza, para uma nação. Assim como é um dos que mais sofrem os impactos negativos diante de uma condução ruim para a economia”, avalia.

Foto: Shutterstock.

 

Ele lembra que a cadeia produtiva da construção civil possui elos que formam uma enorme rede de outros negócios, destacando-se o mercado imobiliário, a indústria metalúrgica (ferro e alumínio em especial), indústria do vidro, areia, cimento, brita, cerâmica, elétrica, hidráulica, materiais plásticos, além de, e não menos importante, todo o segmento de arquitetura, design e decoração de ambientes. “E, após a implantação da obra, um condomínio de edifícios ou casas, um conjunto habitacional, surgem ainda oportunidades para os setores de comércio e serviços, que vão certamente abastecer aquela nova população que vai habitar o local dali para diante, gerando receita também para os municípios, ainda que indiretamente”, lembra Vaz.

 

ANIVERSÁRIO

Em 2024, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon/ES) completará 90 anos de existência. Fundado em 1934, foi um dos primeiros do ramo constituídos no país. A assembleia de instalação ocorreu em outubro daquele ano, e o objetivo da entidade era para “fins de pesquisa, informação, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica da Indústria da Construção Civil no âmbito do Estado do Espírito Santo”.

 

A denominação inicial foi Sindicato dos Construtores Civis de Vitória. Havia 11 (onze) construtores civis presentes: Aurélio Porto, Radagásio Alves, Camillo Gianordoli, Antônio Becacici, José Meira Quadros, André Carloni, Victorino Cardoso Teixeira, João Baptista Golvêa, José Bernardino Cruz, Carlos Pilorotti e Manoel Antônio José de Brito. O primeiro presidente da entidade, eleito nessa mesma assembleia, foi Aurélio Porto, cuja gestão se deu entre  outubro de 1934 e outubro de 1936. A sede do sindicato, por ocasião de sua organização, encontrava-se estabelecida à Rua 7 de setembro, nº 60, no Centro de Vitória.

 

Para o 90º aniversário, uma programação especial será realizada, mas os detalhes ainda permanecem como surpresa para associados, parceiros e sociedade em geral. Nos próximos dias, vamos contar um pouco mais sobre a história do Sinduscon/ES neste blog.

 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.