A importância de contratar um profissional capacitado para a obra
Quando se trata de uma obra civil ou residencial, o arquiteto ou o engenheiro são de suma importância para a execução correta e organizada do projeto. Isso porque valoriza o preço comercial do imóvel, aumenta a funcionalidade dos móveis, além de permitir que as pessoas que moram no espaço se movimentarem com conforto e comodidade.
De acordo com o engenheiro civil e arquiteto Marlos Reis, muitos usuários costuma construir suas casas ou empresas sem contratar projetistas ou profissionais do meio. Desta forma, o prejuízo é maior.
“É necessário contratar um arquiteto para não sair fazendo o que quer na casa. A prefeitura tem normas para área construída, ventilação, iluminação, entre outras coisas. Ele precisa estar normatizado, de acordo com os padrões dos órgãos competentes, pois a obra pode ser embargada”, alerta ele.
Segundo ele, o arquiteto é responsável por fazer o estudo dos ambientes, conforme o desejo do usuário. É ele quem define posições do ambiente, onde ficará o mobiliário e posicionar alguns pontos de instalações elétricas. É o profissional responsável por captar o desejo inicial do cliente. Trabalha na estética da obra.
Já o engenheiro faz o cálculo estrutural, orçamento da obra e pode acompanhar e executá-la. “Nada impende do arquiteto faça isso também, desde que se aperfeiçoe com o tempo”, ressalta Marlos.
Ele destaca que o usuário precisa sempre anotar o número da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro e o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) do arquiteto. “Esses documentos precisam estar presentes no projeto que será entregue ao cliente”, observa.
Custo-benefício
O especialista informa que custo dos projetos em relação ao custo total da obra vale a pena pois o custo-benefício, considerando que não fizer a obra correta, vai ter que fazer correções ao longo do tempo.
“Se não houver projeto, você pode super dimensionar a estrutura e gastar ainda mais com isso, como também pode subdimensionar e ocorrer patologias no decorrer do projeto, como trincas e fissuras. Isso significa que o cálculo não foi suficiente”, diz.
Para melhorar o conceito da casa, o servidor público Jorge Souza preferiu contratar um arquiteto para projetar o espaço. A sala era pequena e com o projeto, ela aumentou duas vezes o tamanho. Segundo ele, o investimento valeu a pena.
“Não confio somente no pedreiro. Não que ele não execute bem o trabalho, mas é que ter um profissional acompanhando e vendo se a obra está caminhando bem faz toda a diferença. Por isso, contratei o arquiteto que dá todo o suporte e ainda indica profissionais capacitados para quem posso recorrer sempre que necessário”, conclui.