A importância do projeto estrutural para a construção civil

Foto: Freepik

Um erro muito comum nas construções é recorrer direto à mão de obra, sem passar por um profissional para avaliar o terreno e as dimensões de portas, paredes, entre outras coisas. Por isso, muitas pessoas acabam recorrendo a um projeto estrutural. Mas você sabe o que é?

De acordo com o engenheiro civil e especialista em Projetos Complementares de Edificações de Alto Padrão, Victor Bonno, um projeto estrutural visa a garantir a segurança, estabilidade e durabilidade da edificação ao longo de seu uso.

“É uma junção de elementos como concepção, cálculo, otimização e detalhamento dos elementos que constituem a estrutura de sustentação da casa como fundações, pilares, vigas e lajes. Um bom projeto estrutural deve ser compatibilizado com a arquitetura para garantir a funcionabilidade da edificação e a preservação da estética concebida”, explica Victor.

O engenheiro civil ressalta outro item importante, que é a otimização dos materiais de construção para haja a segurança necessária para a fundação.

Onde entra a arquitetura?

As arquitetas da BF Archi, Ana Forattini e Jacque Barros. Foto: Ciro Trigo

Segundo a arquiteta e sócia da BF Archi, Jacque Barros, o projeto arquitetônico é importante para dar a sustentação aos projetos complementares.

“Existem pessoas que só querem o serviço de uma construtora. Mas nós sempre orientamos sobre a necessidade de fazer um projeto estrutural, principalmente em terrenos de declive, pois há mais segurança, além de ser mais econômico, respeitando a estrutura da casa”, afirma.

A arquiteta e também sócia da BF Archi, Ana Forattini, reforça que é preciso planejar muito bem a estrutura da casa antes de construir. “Nós fazemos o projeto arquitetônico, o layout, a fachada, a distribuição de espaços, entre outras coisas. O cálculo feito por um profissional especializado gera muito mais segurança, pois eles são mais assertivos e evita ter um monte de pilares desnecessários, por exemplo. Por isso fazemos parceria com a engenharia”, conta ela.

Obra reestruturada

Com uma área total de 150m², dividida em três pavimentos, o administrador Arthur Moraes construiu sua casa em uma área de declive. Agora ele conta com a ajuda de profissionais para regularizar a estrutura.

“O principal motivo para fazer esse projeto é para garantir a segurança da casa, porque o custo do projeto estrutural representa muito pouco para arriscar todo o investimento na obra, e também ficar tranquilo sabendo que a casa está bem firmada”, conclui ele.

Arthur entende que o valor da obra é muito importante para ele e sua família. “Não é somente uma obra, é o local que irá acolher minha família e quero oferecer não só um teto, mas um lar com segurança e certeza que estará bem estruturada. E colocando na ponta do lápis um profissional bem capacitado, a longo prazo é uma economia, pois não precisaremos ter reparos constantes nem mudanças no decorrer do tempo”, finaliza.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.