Quartzito é a nova sensação entre as rochas ornamentais

Alex Pandini

Trabalho da arquiteta Potira Manhaes em quartzito blue deep. Foto divulgação.

 

A busca por projetos que combinem sofisticação e funcionalidade está transformando o setor de reformas. Entre os materiais que têm se destacado, está o quartzito, amplamente utilizado em projetos modernos e elegantes. O Espírito Santo, conhecido por ser o maior polo de produção de rochas ornamentais do Brasil, oferece uma ampla variedade de materiais de altíssima qualidade.

 

 

Combinando a resistência dos granitos com a sofisticação estética dos mármores, o quartzito tem conquistado cada vez mais consumidores, destaca Denise Giestas, sócia da marmoraria Revest Stone Design. “O quartzito e o cristal estão sendo amplamente utilizados em diversos ambientes. São materiais belíssimos, com alta durabilidade e excelente custo-benefício, ideais para projetos que aliam funcionalidade e elegância”, afirma a empresária.

 

A indústria do setor se aperfeiçoou nos últimos anos. Foto divulgação.

 

Perfeito para espaços como cozinhas e áreas gourmets, o quartzito oferece a robustez necessária para o dia a dia, sem abrir mão da exclusividade e do charme visual, explica Denise.

 

 

De acordo com o presidente da Associação dos Escritórios de Arquitetura do Espírito Santo, Heliomar Venancio, o estado está vivenciando um novo movimento de valorização das pedras naturais em ambientes residenciais e empresariais. “Nos últimos dois anos, percebemos um retorno significativo das pedras, após um período em que os materiais sintéticos estiveram em ênfase no mercado”, afirma.

 

As rochas trazem sofisticação ao design de interiores, Foto divulgação.

 

Nesse intervalo, ele diz que as pedras se tornaram quase exclusivas para exportação. “Agora, os produtores estão reconectando com o mercado regional, trocando informações com os arquitetos e movimentando novamente esse setor. As edições da Casacor refletem bem essa tendência, com ambientes planejados que incorporam rochas naturais. É um retorno muito positivo”, analisa.

 

Heliomar destaca que, além da sustentabilidade, já que as pedras vêm prontas da natureza, a exclusividade é outro ponto forte: “Uma pedra nunca é igual à outra, o que permite aos profissionais oferecer projetos únicos e diferenciados. As pedras naturais se reconectaram com os arquitetos e com os desejos dos clientes, trazendo a essência da natureza para os projetos. Elas não apenas incorporam um toque natural, mas também agregam valor e personalidade ao trabalho, tornando cada ambiente singular.”

 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.