Reduzindo a pegada de carbono na Construção Civil parte 2

Alex Pandini

Foto divulgação Grupo Isofort.

 

Nesta terça-feira, damos prosseguimento à lista de 10 itens/práticas que contribuem para tornar a Construção Civil mais sustentável. A lista foi elaborada por Flávio Vieira, engenheiro e ambiental do Grupo Isofort, empresa especializada em EPS (poliestireno expandido) que produz soluções para a Construção Civil, Agronegócio, Indústria, Refrigeração, entre outros setores.

 

Na Semana do Meio Ambiente, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), nada mais oportuno do que elencar as boas práticas, materiais, fluxos e processos disponíveis e que trazem para o setor uma importante contribuição na redução da emissão de CO2, a chamada pegada de carbono, no planeta.

 

Abaixo, do 5º ao 10º item, Flávio Vieira define as demais possibilidades para uma construção civil mais sustentável:

 

Certificações ambientais: Obter certificações demonstra o compromisso com a sustentabilidade e pode incentivar práticas ambientais responsáveis em toda a indústria da construção. 

 

Mobilidade e acessibilidade: Projetar edifícios com fácil acesso a transporte público, bicicletários e infraestrutura para veículos elétricos promove a mobilidade sustentável e reduz a dependência de veículos movidos a combustíveis fósseis. 

 

Inovação tecnológica: A adoção de novas tecnologias, como o sistema construtivo Monopainel, impressão 3D de componentes de construção e o uso de drones para inspeção de obras, pode otimizar processos e reduzir emissões. 

 

Educação e conscientização: Promover a educação ambiental entre os trabalhadores da construção e os futuros ocupantes dos edifícios é fundamental para garantir a manutenção e o uso adequado das instalações sustentáveis. 

 

Avaliação do ciclo de vida: Realizar uma avaliação do ciclo de vida (ACV) dos materiais e processos de construção ajuda a entender o impacto ambiental total de um edifício, desde a extração de matérias-primas até o fim de sua vida útil. 

 

Sobre o Grupo Isofort

Fundado em 2005, com sede em Ibirité (MG) e especializado em EPS (poliestireno expandido), produz soluções para a Construção Civil, Agronegócio, Indústria, Refrigeração, Papelaria e Artesanato, com alta tecnologia, inovação e segurança. A empresa possui como compromisso os valores que permeiam suas raízes e tradições, com a dedicação e o respeito como pilares fundamentais na sua filosofia. Mais informações podem ser acessadas em https://www.isofort.com.br/  

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.