Reformar o banheiro pode sair caro! Saiba como economizar

Alex Pandini

Foto: Astra S/A divulgação.

Os banheiros são a parte da casa mais associada ao prático e funcional, assim como as áreas de serviço, mas nem por isso deixam de receber atenção quanto à estética. Quando é necessário realizar uma reforma, seja para tornar o ambiente melhor esteticamente, seja por necessidade de algum reparo hidráulico, é que se percebe o quanto essas melhorias se tornam dispendiosas. De fato, o banheiro é um dos cômodos do imóvel que mais consome recursos em uma obra.

 

Portanto, aí vão algumas dicas de especialistas para reduzir custos e conseguir economizar um dinheiro na reforma do banheiro.

 

PLANEJAR

Toda reforma requer um planejamento a fim de que o passo a passo do processo seja bem executado. Faça uma lista de todo o material que será necessário e busque pesquisar os preços para adquirir pelos valores mais em conta. Coloque no papel também o fluxo da obra, ou seja, observe o que de fato é necessário ser feito, seja mexer no encanamento, ampliar o espaço do banheiro, quebrar paredes, etc.

 

ORÇAMENTO

A partir do que for planejado, estabeleça um limite do valor que você tem disponível para gastar e mantenha essa meta de gasto no horizonte, sem fugir do valor orçado. Por isso a pesquisa e a comparação de preços é tão importante, assim como tentar melhores condições junto às lojas. O mesmo deverá ser feito na hora de contratar a mão de obra. O objetivo é obter a melhor relação custo benefício, quer dizer, conseguir um preço que seja justo sem abrir mão da qualidade do serviço.

 

MÃO DE OBRA QUALIFICADA

Independentemente de se tratar de uma reforma com finalidades estéticas ou funcionais, é importante sempre contratar mão de obra qualificada para realizar o serviço. O ideal seria contar com o auxílio de um engenheiro ou arquiteto, mas, se você não puder mesmo fazer isso, nunca abra mão de um bom pedreiro e de um bom encanador, com experiência e bem avaliados no mercado.

Foto: Astra S/A divulgação.

 

REVESTIMENTOS

A escolha do revestimento é tão importante quanto ter uma mão de obra qualificada. Por isso, é necessário escolher sem pressa e com bastante meticulosidade qual o tipo de material que será empregado. O custo é sempre um fator a ser considerado, mas é indispensável optar por materiais duráveis que façam com que você economize a longo prazo. Além disso, analise bem o local para saber qual o tipo de produto utilizar e não gastar dinheiro desnecessariamente. Para as paredes, opte por azulejos verticais, pois passam a impressão do cômodo ser mais alto. Quanto às cores, tons claros dão uma sensação de que o espaço é maior e mais limpo.

 

DECORAÇÃO

A decoração do banheiro pode deixá-lo mais bonito, aconchegante e funcional no dia a dia. Pense em detalhes como o modelo da cuba que mais combina com o ambiente, assim como em nichos embutidos que podem ser instalados na área do box e na área seca, além de espelhos e gabinetes. Você pode finalizar a decoração com tapetes, cortinas, acessórios de bancada e outros itens necessários. Não se esqueça de combinar os tons desses objetos com o seu banheiro.

 

Com informações Astra S/A Indústria e Comércio (astra-sa.com) e Chatuba Materiais de Construção (chatuba.com.br).

 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.