Reformas de alto padrão otimizam e embelezam os ambientes
Seja por conta do tempo da obra, problemas com fornecedores ou até mesmo com a entrega final, quando falamos de reforma de imóveis, principalmente nos de alto padrão, muitas pessoas ficam temerosas.
Segundo o engenheiro civil e especialista em reformas de alto padrão, Felipe Henriques, a reforma de alto padrão consiste em uma reforma total, em que o imóvel é transformado ao máximo, buscando conter a essência e as características do cliente dentro da casa.
Muitas vezes, o cliente recebe o apartamento novo e com apenas o contrapiso. Na reforma de alto padrão, é necessário apenas ter um bom projeto, com detalhes finos, acabamentos e produtos de primeira linha, conforme explica o especialista.
“A reforma não exige que a edificação seja nova um velha, sempre demolimos praticamente tudo. Quando a edificação é nova, o cliente tem uma economia um pouco maior com determinados itens como reboco, contrapiso, elétrica e hidráulica. Esses itens normalmente em residências antigas são condenados”, afirma Henriques.
Características da obra
Para se ter uma obra de alto padrão é importante investir em uma mão de obra especializada, material de alto valor agregado e específicos para cada projeto, obras de alto padrão demandam cuidados especiais.
“Dentro de uma obra neste estilo, o cliente terá a transformação ou a ampliação de um espaço; adequação às normas dos órgãos públicos; padronização de franquias e manutenção, que estão ligadas às instalações elétricas, hidráulicas e pinturas”, diz Nascimento.
O engenheiro ainda destaca que materiais nobres, como pedras naturais, rochas, entre outros podem ser utilizados na obra, mas os itens mais utilizados nos aptos são porcelanatos em grandes formatos, peças acima de 1,20m x 1,20m, pedras translúcidas com iluminação, iluminações especiais, equipamentos como trituradores, calhas úmidas, louças e metais de marcas renomadas, eletrodomésticos, marcenarias laqueadas e lâminas naturais.
Custo-benefício
Hoje, o metro quadrado de uma reforma completa incluindo mão de obra, entre outros elementos, incluindo material, iluminação, pedras, esquadrias e marcenaria custa, em média, R$ 6 mil.
“Isso pode variar muito, pois a escolha dos clientes e dos arquitetos tem um peso muito grande sobre esse valor final. Mas não deixe de pesquisar por profissionais capacitados e busque informações e referências”, orienta.
Casa vazia é melhor
Felipe Henriques alerta que para fazer a obra por completo, o ideal é que o espaço não tenha móveis, objetos e nem pessoas morando. De acordo com o especialista, é praticamente impossível realizar uma reforma completa.
“Conseguimos fazer uma única vez em uma cobertura duplex, isolamos todo o andar superior e o cliente não tinha acesso a obra de baixo. Foi uma adaptação e isso influenciou no prazo final, pois a modificações elétricas e hidráulicas acabavam impactando na parte superior”, explica.
Sem muito tempo para conferir uma obra, a empresária Jessica Puziol contratou o serviço de uma empresa especializada e deixou tudo por conta dela. Hoje, ela acredita que acertou na decisão.
“Confesso que quando peguei o orçamento, meu pai que sempre me ajuda a avaliar essas questões de obra, não queria fazer o serviço. Mas, como tive problemas na execução da primeira loja (um projeto muito mais simples), decidi arriscar e fazer com a empresa que contratei. Foi a melhor escolha que fiz. O profissional cuidou de tudo para mim, me deixando tranquila para continuar a tocar meus negócios. Em 2021, abrimos mais uma loja e ele estava lá com a gente de novo. Ele é um profissional atencioso antes, durante e depois da obra também”, conta.