Resolvi comprar um imóvel. Quais são as opções de pagamento?
Comprar um imóvel é um grande investimento e uma decisão importante na vida de muitas pessoas. No entanto, escolher a forma de pagamento pode ser uma tarefa difícil, já que existem diversas opções disponíveis no mercado.
De acordo com o economista Valter Peroni, é importante avaliar as condições de cada opção de pagamento antes de comprar um imóvel, como juros, prazos e condições de pagamento. Tudo deve ser calculado e sem precipitações.
“Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, e é importante escolher aquela que melhor se adapta às necessidades e ao perfil do comprador”, disse.
Financiamento
Um dos métodos mais comuns e mais utilizados pela maioria das pessoas é o financiamento bancário. Considerada uma das opções mais comuns para a compra de um imóvel, consiste em um empréstimo feito por um banco ou instituição financeira, que permite ao comprador pagar o valor do imóvel em parcelas ao longo de vários anos.
A Construtora Mivita, por exemplo, atua com essa opção para quem está comprando um imóvel na planta ou em construção. “Na compra de um imóvel na planta, o cliente tem a opção de quita-lo durante a obra ou entrar no financiamento após habite-se. Nesse segundo caso, o cliente tem oportunidade de escolher a melhor instituição financeira que lhe atende”, explicou o sócio e diretor comercial da Mivita, Thiago Sirtoli Campagnaro.
Ao final da obra, o cliente recebe um documento que o possibilitará receber o seu imóvel. “Emitimos documento que permite o cliente pegar a chave do apartamento. Alguns, ainda, dependem da liberação do financiamento para poder receber as chaves”, observou ele.
Direto com a construtora
O pagamento direto na construtora é uma forma do comprador garantir o imóvel, fazendo o pagamento diretamente à empresa, em parcelas que são definidas de acordo com o andamento da obra.
Essa opção pode ser interessante para quem quer evitar juros e taxas de financiamento, mas é importante ficar atento aos prazos e condições de pagamento. O diretor da Torres Engenharia, Marcelo Torres, afirma que a empresa adota esse tipo de pagamento e apresenta outras facilidades ao cliente.
“Após a entrega do imóvel, o cliente faz um contrato de financiamento particular com juros, de acordo com o vigor da lei e com dois fiadores. Nunca tivemos casos de inadimplência”, comenta Marcelo.
Consórcio imobiliário
O consórcio imobiliário também é outra opção para a compra de um imóvel. Ele consiste em um grupo de pessoas que se unem para comprar um imóvel, pagando parcelas mensais que são utilizadas para a compra do bem. A cada mês, uma pessoa é contemplada e recebe o valor necessário para a compra do imóvel.
Para a artesã Gisela Andrade, o consórcio é uma opção interessante porque ela não tem pressa para comprar o imóvel e quer economizar em juros. “Busquei uma empresa especializada em consórcios e aderi três consórcio. Estou pagando suaves prestações para conseguir uma carta de crédito e comprar um terreno”, conta.
Segundo ela, um dos consórcios já foi contemplado. “Uma das cartas de crédito já saiu. Espero que as outras sejam em breve para construir minha casa logo”, conclui a artesã.