Rochas brasileiras são apresentas a mais de 500 estrangeiros


Nos últimos 18 meses, mais de 500 arquitetos e designers dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Bahamas, Itália, Reino Unido e China conheceram mais sobre as rochas naturais brasileiras.

Eles participaram de palestras técnicas realizadas por um corpo de especialistas nomeado pelo It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto de incentivo às exportações de rochas ornamentais brasileiras promovido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

As apresentações foram feitas em várias cidades norte-americanas, asiáticas e europeias.

Volta ao mundo

Nos Estados Unidos, a equipe brasileira esteve na cidade de Nova Iorque, em maio de 2022, participando do Casa Brasil. Em novembro, foi a vez de visitar o estado do Arizona, na cidade de Tucson. Em 2023, Las Vegas (Nevada) e San Diego (Califórnia) receberam o evento janeiro e abril, respectivamente.

No arquipélago das Bahamas, o evento foi realizado na capital Nassau, em maio do ano passado. Já os Emirados Árabes sediaram por duas vezes o encontro, ambas no final de 2022. A primeira em Dubai, durante a The Big 5; e outra em Abu Dhabi.

A equipe do Brazilian Natural Stone visitou a cidade italiana de Verona, em setembro do ano passado. E Londres (Reino Unido) fez parte do roteiro do projeto por duas vezes. Uma edição do evento ocorreu em agosto do ano passado; e outra no mês seguinte.

Além dos encontros presenciais, houve uma apresentação virtual aos profissionais chineses, realizada em outubro de 2022.

Oportunidades

Na avaliação do vice-presidente do Centrorochas, o empresário Fabio Cruz, essas apresentações foram uma oportunidade única.

“Mesmo sendo líder em geodiversidade mundial, as rochas brasileiras sempre surpreendem. Seja pelo tamanho e potencial do mercado, seja pela capacidade tecnológica de produção ou até mesmo pela sustentabilidade dos processos”, destacou o especialista, que mediou vários encontros, para divulgar o potencial do setor de rochas ao mercado internacional.

Variedades

Um dos pontos altos das apresentações foi mostrar um pouco da gigante diversidade das rochas brasileiras. Mais de 1.200 variedades de rochas.

“Sem sombra de dúvida, nossos materiais surpreendem pelas cores, texturas, padrões e qualidade de acabamento”, destaca o especificador internacional de rochas ornamentais, Paulo Giafarov, que também conduziu algumas apresentações. Ele destacou aos profissionais estrangeiro as possibilidades de uso e criação com as os materiais brasileiros.

Um dos profissionais impactados pelas apresentações, o sócio-gerente e líder de design da BKV Group, de Chicago, Robert Muller, saiu do encontro inspirado para utilizar rochas brasileiras em seus projetos. “É inacreditável a vasta quantidade de diferentes e lindas pedras que estão disponíveis no Brasil. Isso, definitivamente, abriu minha mente para novas possibilidades, para como eu posso usá-las em meus projetos. São inúmeras possibilidades e espero que oportunidades surjam futuramente”, afirmou.

Rogério Ribeiro, gerente do projeto setorial, Vivian Coser, arquiteta e designer brasileira, e o empresário Gonsalo Machado também fizeram parte do corpo técnico das palestras, nesses 18 meses. No início deste ano, o Centrorochas realizou uma seleção de profissionais para somarem ao quadro de especialistas capazes de fazer a promoção das rochas naturais brasileiras. Em breve, outros nomes irão integrando essas ações de divulgação.

Riqueza brasileira

Quarto maior produtor mundial e quinto maior exportador, o Brasil conta com outras iniciativas para promoção de suas rochas naturais, mas de maneira inversa. Convidando especificadores e formadores de opinião internacional para viverem uma “experiência de Brasil” associada às rochas ornamentais, o It’s Natural – Brazilian Natural Stone realiza os projetos Imagem e Designer in Brazil. Neles, jornalistas, arquitetos e designers de renome internacional têm a oportunidade de visitar pedreiras, indústrias e obras realizadas com rochas, além de vivenciar um pouco da música e culinária brasileira.

O premiado arquiteto norte-americano, Samuele Sordi, arquiteto-chefe da Pininfarina nas Américas, fez parte do grupo convidado pelo projeto setorialpara conhecer o arranjo produtivo nacional. Bem como, visitar a Vitoria Stone Fair, uma das maiores feiras do segmento das Américas.

Sordi ficou impressionado com a riqueza e singularidade das rochas naturais brasileiras. “Foi uma experiência incrível conhecer a singularidade dos materiais brasileiros. Eu não sabia muito bem antes de vir aqui”, afirmou o profissional.

“As rochas brasileiras são muito inspiradoras, suas cores, diferentes nuances e texturas. Tenho certeza de que usarei muito no futuro. É algo inesperado e incomum”, completou.

Sustentabilidade

Você sabia que mais de 95% de toda a água utilizada no processo produtivo é totalmente reaproveitada?
E no setor brasileiro ainda, os resíduos da produção são utilizados ou destinados para depósitos licenciados.

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Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.