Rústico e elegante? Sim é possível
Um ambiente casual, mas sem abrir mão da sofisticação. O uso de materiais naturais, agregado com design orgânico e a presença da natureza formam o que hoje conhecemos como o estilo rústico elegante.
A tendência é trazer para dentro de casa pedra, madeira, concreto e tijolinho, entre outros materiais, garantindo muita personalidade ao projeto e deixando os ambientes super aconchegantes.
Professora de artes marciais, 3 DAN em Tae Kwon Do, Cristina Justo Nascimento optou por fazer um “cantinho” em sua casa em que utilizou a mescla de pedra com cordas e plantas. “Utilizar esses materiais trouxe pra mim a sensação de aconchego. Hj tenho um pequeno recanto na minha casa. É pequeno o espaço, mas me traz a sensação de lugar querido”, destaca Cristina.
Esses materiais entraram em cena para oferecer um espaço relaxante em verdadeiros refúgios da cidade grande.
Essa também é a opinião da administradora de empresas, Marcela Ceolin, que optou por um recanto rústico elegante em sua casa em Linhares.
“Essa mescla de materiais me garantiu um canto onde me sinto abraçada. Sinto um aconchego diferenciado nesse pedacinho da casa.”, descreve Marcela.
A empresária do ramo de decoração Tatiana Espíndula explica que, em relação às pedras, por exemplo, o revestimento com pedra natural é uma ótima aposta para criar ambientes repletos de personalidade e em sinergia com a natureza. Se antes o uso de rochas era associado ao paisagismo, e usado praticamente apenas nos ambientes externos, hoje é um elemento que cria um espaço que “transpira calma e harmonia”.
Segundo ela, o tijolinho à vista também ganhou notoriedade. “Mesclado com materiais mais modernos, o tijolinho traz uma atmosfera mais contemporânea e traz muito charme ao ambiente”, destaca Tatiana.
Em geral, as casas feitas de alvenaria de tijolos são rebocadas e, em seguida, pintadas para dar um aspecto mais liso e bem-acabado às superfícies externas e internas. Mas é possível inovar e quebrar paradigmas, seja por questões técnicas, econômicas ou estéticas. E nesse contexto, tem sido cada vez mais comum, optar por casas ou ambientes construídos com blocos de concreto, sem acabamentos, de modo a valorizar a estética brutalista dos blocos e também reduzir os custos da obra.
Tatiana Espíndula reitera que a criatividade do profissional aliada ao conhecimento dos materiais é capaz de produzir resultados muito surpreendentes.
Por: Luciene Araujo