Saiba como usar redes na decoração

Foto: Conexão Decor

Redes são um item importante em diversas culturas ao redor do mundo. Na América Latina, utilizadas há séculos para descanso e lazer. Na África, as redes são para dormir, mas também transportar objetos. E na Ásia, muito utilizadas para meditação.

Seja para descansar, passar bons momentos de leitura ou mesmo para dormir, as redes também fazem sucesso no Brasil.

Redes na decoração

As redes, tradicionais em muitas culturas, podem ser encontradas em diferentes materiais hoje em dia

A neuroarquiteta Rafaela Reis. Foto: arquivo pessoal

As redes são bem pulares em regiões tropicais. Oferecem conforto, ocupando pouco espaço e sendo facilmente removíveis.

Ao longo do tempo, evoluíram em design e materiais. Hoje, incluem opções duráveis, confeccionadas em  materiais sintéticos.

“Além do uso tradicional, as redes também podem ser usadas como elementos decorativos, adicionando um toque boêmio e acolhedor a qualquer espaço”, aponta a engenheira civil e neuroarquiteta Rafaela Reis.

Elas podem ficar em diversos locais da casa, incluindo varandas, jardins, salas de estar e quartos. Além de decorarem, oferecem um toque de conforto e relaxamento ao ambiente.

O empresário e lutador Emerson Bonfim não abre mão de uma rede. “Temos duas redes na varanda, duas no quintal e uma em cada um dos quartos.  São peças largas, muito confortáveis.  Gostamos de receber visitas e não há quem não saia elogiando as redes”, brinca Bonfim, que faz questão de manter a tradição cearense.

Muitas opções

Tradicionalmente, elas são feitas de algodão ou de fibras naturais, como o sisal e o juta.

“No entanto, atualmente é possível encontrar peças de materiais sintéticos, como o nylon e o poliéster, que oferecem maior durabilidade e resistência”, aponta Marco Antônio Silveira, que comercializa redes há 17 anos.

Além das tradicionais, existem diversos designs e modelos disponíveis no mercado. Redes com estampas e cores vibrantes, outras com design mais minimalista e moderno. Algumas redes já vêm com acessórios, como almofadas e suportes, que oferecem ainda mais conforto e praticidade.

5 Dicas para sua rede

O primeiro passo é escolher uma rede que complemente o estilo da decoração, que pode ser rústico, moderno ou boho, entre outros. Feito isso, vale seguir cinco dicas dadas por Rafaela que não falham. Confira:

  • Opte por cores e estampas que harmonizem com o restante da decoração, equilibrando tons neutros com cores mais vibrantes, se desejar.
  • Utilize acessórios como almofadas e mantas que combinem com a rede, proporcionando conforto adicional e um toque de sofisticação.
  • Instale a rede em um local estratégico, onde seja visualmente atraente e convidativo, como uma varanda com vista, um canto agradável na sala de estar ou um espaço relaxante no jardim.
  • Crie um ambiente aconchegante ao redor da rede, utilizando iluminação suave, como luminárias ou velas, e incorporando elementos naturais, como plantas e tecidos texturizados.
  • Evite sobrecarregar o ambiente com muitas redes ou com elementos decorativos excessivos, buscando um equilíbrio visual que destaque a rede sem torná-la o único foco do ambiente.

Leia ainda:

Flores na decoração: naturais ou desidratadas

Por Letícia Vieira e Luciene Araujo

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.