Softwares de gestão de obras são diferencial na construção civil

Alex Pandini

Foto: Shutterstock.

A indústria da construção civil evoluiu ao longo do tempo, mas ainda tem um caminho a percorrer em um quesito: o gerenciamento de obras. Com o avanço das tecnologias construtivas, dos materiais e equipamentos, bem como das técnicas empregadas, gerenciar uma obra passou a ser ainda mais desafiador.

 

Trata-se de um setor da economia que exige cronogramas rigorosos, trabalha muitas vezes com orçamentos limitados, sofre imprevistos constantes, e ainda, envolve uma enorme rede de fornecedores e trabalhadores. Com tamanha complexidade, uma gestão eficiente é crucial para garantir o êxito do projeto.

 

A abordagem tradicional da gestão na construção civil era baseada em métodos manuais, com planilhas extensas, que inevitavelmente se tornavam desatualizadas em pouco tempo. Além disso, a comunicação em um fluxo tão intenso e repleto de nuances se tornava complicada, e, em alguns momentos, ineficaz. O resultado aparece na ponta, com obras que extrapolam os orçamentos previstos, o cronograma extrapolando os prazos… com maior custo e prazos descumpridos, o risco de prejuízo financeiro aumentava bastante.

 

INDÚSTRIA 4.0

Além da estratégia traçada e da operação em si, o setor da construção civil aposta também no avanço tecnológico para administrar esse fluxo de trabalho. Essa nova forma de gestão de obras representa uma revolução na indústria, integrando tecnologia de ponta, inteligência artificial, Big Data e automação. O objetivo é otimizar processos, reduzir custos, prazos e aumentar a qualidade e rentabilidade dos empreendimentos. É a chamada indústria 4.0.

Wikimedia Commons,

 

Isso pode ser feito por meio de um software de gestão de obras. Utilizando essa ferramenta, é possível centralizar dados, eliminar planilhas descentralizadas e garantir que todas as partes envolvidas tenham acesso às informações necessárias em tempo real. Além disso, é possível automatizar pagamentos, gerenciar faturas, rastrear recebimentos e controlar o fluxo de caixa da empresa e das obras separadamente, eliminando erros humanos e economizando tempo valioso. Ou seja, garante precisão orçamentária.

 

Uma das empresas de tecnologia que atuam no ramo da construção civil e se especializaram em oferecer soluções em gestão por meio de softwares é a Mais Controle, que atua em Juiz de Fora (MG). A empresa fornece soluções para construtoras, incorporadoras e também atua na área de serviços.

 

BENEFÍCIOS

  1. Redução de custos: Empresas economizam até 30% em custos anuais, graças a uma gestão financeira mais precisa e eficiente.
  2. Aumento do faturamento: Mais de 86% das empresas viram um aumento significativo em seu faturamento após a implementação do software, refletindo decisões baseadas em dados confiáveis.
  3. Economia de tempo: Mais de 77% dos usuários economizam até 2 horas por dia em suas operações diárias, permitindo um foco maior na estratégia do negócio.
  4. Maior organização: 97% dos usuários sentiram que suas empresas ficaram mais organizadas, graças à padronização dos processos e acesso facilitado às informações.
  1. Economia de Tempo: Automatize tarefas, simplifique processos e ganhe horas preciosas em seu dia.
  2. Redução de Custos: Controle eficiente dos gastos, evitando desperdícios e garantindo orçamentos precisos.
  3. Aumento da Produtividade: Gestão mais eficaz permite uma execução precisa, resultando em empreendimentos mais bem-sucedidos.
  4. Melhoria na Qualidade dos Serviços: Tomadas de decisões mais assertivas levam a obras de maior qualidade.

 

 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.