A sustentabilidade está transformando a construção civil

Foto: Freepik

Práticas de sustentabilidade e responsabilidade social adotadas por empresas em todo o mundo estão modificando o setor da construção civil.

A adoção de práticas Environmental, Social and Governance (ESG) tem se tornado cada vez mais comum, com empresas buscando reduzir o impacto ambiental da construção, promover a inclusão social e garantir uma gestão ética e transparente.

Para o engenheiro e arquiteto Marlos Reis, a prática ajuda a redução do impacto ambiental.

“A construção civil é responsável por uma grande parte da emissão de gases de efeito estufa e pelo consumo de recursos naturais. A adoção de práticas ESG na construção civil ajuda a reduzir o impacto ambiental da construção, por meio da utilização de materiais sustentáveis, da redução do consumo de energia e água, e da gestão adequada de resíduos”, afirma ele.

Telhado verde

Estudantes do 2º ano do ensino médio do curso de Edificações da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) João Úrsulo, localizada em Pedras de Fogo, na Paraíba, criaram um projeto revolucionário de telhado verde.

Os estudantes 2º ano do ensino médio do curso de Edificações da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) João Úrsulo. Foto: Governo da Paraíba

Segundo os estudantes, a iniciativa surge como resposta à preocupação com os impactos ambientais causados pela construção civil, um dos setores que mais poluem o meio ambiente.

Composto pelos alunos Carolaine Ferreira, Evely Bezerra, José Klyver, Laís Agnes e Suelen Cavalcanti, sob orientação dos professores técnicos Ricardo Andrade e Jonathan Silva, o projeto de telhado verde é composto por sete camadas, que incluem estrutura do telhado, membrana impermeabilizante (que tem como função evitar patologias na construção, como infiltrações e fissuras), camada contra raízes, sistema de drenagem (que possibilita o reaproveitamento da água da chuva para meios não potáveis), tecido permeável, substrato e, por fim, a vegetação.

A estudante Lais Agnes explica que os benefícios do uso do telhado verde são muitos. “O projeto de telhado verde é inovador também no que diz respeito à gestão da água. A estrutura retém a água da chuva, minimizando as chances de enchentes e possibilitando o reaproveitamento da água para fins não potáveis. É realmente muito gratificante participar”, acrescenta.

Já o gestor da escola, Marciel Albino, acredita que os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes vão além de um projeto escolar, eles demonstram um compromisso com a preservação da natureza, essencial para a saúde e bem-estar das gerações presentes e futuras.


*Com informações do portal do Governo da Paraíba.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.