Tapetes inspirados na diversidade da natureza brasileira

Alex Pandini

Foto: divulgação Confederação Nacional de Municípios (CNM).

 

A decoração é um elemento fundamental para o bem estar. Promover aspectos que valorizem a naturalidade e a sustentabilidade da casa é um fator que leva à sensação de tranquilidade no ambiente doméstico e à uma maior conexão com o planeta.

 

Algumas dicas importantes para valorizar os ambientes é optar por usar materiais naturais em móveis e revestimentos. A escolha das cores também favorece para garantir mais frescor ao ambiente, e a sugestão é buscar cores relacionadas com a natureza, integrando a uma iluminação que favoreça a luz natural, o que torna tudo mais aconchegante.

 

Junto a esses aspectos, os tapetes são ornamentos que se integram à busca pela natureza na decoração de interiores. Existem empresas especializadas na fabricação de tapetes de luxo, feitos à mão, com peças que celebram a fauna, a flora e a cultura. Aqui no Brasil a DOM DAQUI tem produtos que se encaixam nesse conceito, com uma variedade de texturas, cores e designs, inspirados em elementos como a Floresta Amazônica, o Cerrado, a Caatinga, os Mangues e a Mata Atlântica. Os produtos são feitos à mão por artesãos brasileiros utilizando técnicas ancestrais e materiais naturais de alta qualidade.

 

apete DOM DAQUI de juta e algodão em projeto do arquiteto Nildo José. Foto divulgação.

 

A riqueza da flora brasileira é incomparável, com mais de 43 mil espécies de plantas catalogadas. Entre as fibras naturais que podem ser empregadas em tapetes personalizados do início ao fim estão:

Algodão: cultivado e fiado no Brasil, o algodão proporciona maciez e versatilidade aos tapetes.

Sisal: fibra resistente e durável extraída do agave, o sisal confere um visual rústico e elegante.

Juta: proveniente da Amazônia, a juta é uma fibra natural que agrega resistência e um toque rústico.

Taboa: planta aquática abundante nas margens de rios, a taboa oferece resistência e maleabilidade para a confecção de tapetes.

Palha de bananeira: subproduto da cultura da banana, a palha de bananeira é uma fibra resistente e sustentável.

Lã natural: Obtida de ovelhas criadas livremente aqui no Brasil, a lã natural proporciona maciez, conforto e isolamento térmico.

 

apete DOM DAQUI de taboa, algodão e pelo de bode. Foto divulgação.

 

A paleta de cores é outro ponto de destaque e que reflete a exuberância da natureza brasileira, com tons terrosos, verdes vibrantes, azuis profundos e intensos nuances de amarelo. As tramas, inspiradas em elementos como folhas, flores, animais e paisagens, criam peças únicas e cheias de personalidade, inspiradas num país com a maior biodiversidade do planeta, abrigando uma variedade impressionante de ecossistemas, como a Floresta Amazônica, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal, a Mata Atlântica e a Pampa.

 

Sobre a DOM DAQUI

Fundada em 1997 pela designer têxtil Gisele Bettiol Passos, a DOM DAQUI é uma empresa brasileira apaixonada por criar tapetes feitos à mão de alta qualidade que celebram a rica herança cultural do Brasil. Com foco na sustentabilidade, na responsabilidade social e na preservação do conhecimento artesanal, a DOM DAQUI trabalha em parceria com artesãos de pequenas comunidades em todo o país. Utilizando materiais naturais e técnicas tradicionais, a empresa cria peças únicas que transcendem o tempo e o espaço.

 

 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.