Taxa de juros: mercado imobiliário comemora corte na Selic
Taxa de juros caiu. E a queda de 0,5% na taxa básica de juros, a Selic, anunciada na última quarta-feira (02) pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), pode resultar em um novo ciclo de boom imobiliário.
A avaliação é do vice-presidente da Ademi/Secovi/ES, Ricardo Paiva. “É algo que vinha sendo bastante esperado pelo mercado imobiliário. Afinal, com esta redução, os juros do financiamento imobiliário também ficam menores”.
Taxa de Juros
A Brain Inteligência Estratégia realizou uma pesquisa para a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). E apurou que 88,4% dos possíveis compradores de imóveis considera inviável adquirir um imóvel com taxas de financiamento superiores a 11% ao ano.
Ainda segundo o levantamento do Banco Central, as taxas reguladas para o financiamento imobiliário a pessoas físicas ficaram na média em 9,65% em junho. Paiva destaca porque o corte da Selic impacta diretamente na redução dos juros do financiamento imobiliário. “Porque diminui o valor da parcela. Assim, permite que mais pessoas comprem um imóvel”.
Esse aumento demanda, aquece o mercado. Paiva faz um alerta. “A hora de comprar imóvel é agora. Porque a valorização dos imóveis muito provavelmente vai intensificar nos próximos meses. Ou seja, o metro quadrado vai ficar mais caro”, explica o vice-presidente da Ademi/ES.
Construção Civil
A queda na Selic é bom para toda a cadeia. Esse cenário favorável à procura por imóveis, indica um aumento na demanda das construtoras. Portanto, a taxa de juros em queda representa uma excelente oportunidade para os setor.
Isso porque a facilidade em conseguir empréstimos permite que a construtora realize investimentos maiores.
Além disso, vale destacar que a queda na taxa de juros impacta nos investidores. Afinal, traz facilidade do financiamento. Portanto, destaca o vice-presidente da Ademi/Secovi, é um cenário ideal para quem enxerga no mercado imobiliário uma oportunidade de investimento.