Tecnologia, conforto e segurança: o tripé do futuro no mercado imobiliário

Alex Pandini

Lazer completo, com automatização e segurança, a tendência do condomínio do futuro. Foto: Argo Construtora.

Um imóvel confortável é o objetivo de muitos, é o que confirma o resultado da pesquisa realizada pela Obramax, em que 44% dos entrevistados optaram por um empreendimento mais confortável. Nesse cenário, o conforto também é proporcionado por meio da tecnologia, como a automatização residencial – que está em crescimento no Brasil. Um estudo da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (AURESIDE) aponta que até o final de 2023 deve crescer em 20% o uso de dispositivos IoT (Internet das Coisas) nas residências.

Dessa forma, os condomínios que contam com automatização são mais valorizados no mercado imobiliário. O diretor de vendas da construtora Argo, Emerson Lima, afirma que ao investir em um imóvel tecnológico é possível acessar os diversos serviços que facilitam o dia a dia e trazem soluções rápidas e na palma da mão. “Além do quesito segurança, que influencia diretamente na decisão de compra de um imóvel, principalmente para famílias que possuem crianças e animais de estimação, visto que ter um lar que conta com recursos tecnológicos que prevê maior proteção de todos também garante mais tranquilidade”, analisa.

TENDÊNCIA

Internet das coisas deixa a casa na palma da mão. Foto: Bigstock,

De acordo com a Hibou Pesquisas e Insights, de São Paulo, no contexto atual cerca de  apenas 7,2% das casas contam com automatização. Mas isso vai mudar bastante até 2026. A estimativa da empresa especializada é de que este número suba para 36,5%.

Aqui no Espírito Santo, algumas empresas já investem para fazer da automatização residencial uma realidade nos novos empreendimentos. O diretor da Argo cita dois exemplos da construtora. O Edifício Catamarã, na Praia da Costa (Vila Velha), e o Residencial Argo Camburi, em Jardim Camburi (Vitória). Os imóveis possuem diferenciais tecnológicos, tais como:

Fechadura eletrônica: apartamentos entregues com fechadura eletrônica na porta de entrada e área de lazer.

Tomadas USB: lazer e apartamentos (sala e quartos) entregues com ponto USB.

Climatização: apartamentos entregues com preparação para split nos quartos e sala, além de lazer entregue climatizado (Salão de Festas, Espaço Gourmet e Fitness).

– Wi-Fi Zone: área de lazer e portaria entregues com preparação para sistema Wi-Fi.

– Automação Residencial: preparação para sistema de automação, ou seja, tubulação conforme o projeto.

– Vídeo monitoramento: área comum entregue com preparação para circuito fechado de TV.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.