Tecnologias sustentáveis transformam a construção civil
Tecnologias sustentáveis são essenciais na busca por melhor qualidade de vida. E a construção civil é responsável por uma grande parcela do consumo de energia no mundo. Logo, é preciso a adoção de tecnologias sustentáveis pode ajudar a reduzir esse impacto ambiental, além de gerar economia para os proprietários dos imóveis. Com o surgimento de diversos dispositivos, a tendência é que a energia seja cada vez mais sustentável.
Tecnologias sustentáveis
Na construção civil já existem alternativas de materiais e sistemas capazes de fazer toda a diferença, destaca o engenheiro civil André Mendes. Ele exemplifica que a fibra pode substituir o ferro, por exemplo e os novos sistemas de climatização já são eficientes, responsáveis por uma grande parcela do consumo de energia em imóveis. “A adoção de sistemas de ar-condicionado com tecnologia inverter, pode reduzir o consumo de energia e gerar economia aos proprietários dos imóveis”, afirma Mendes.
A Iluminação LED também está na lista de tecnologias sustentáveis. Ela consome menos energia do que as lâmpadas convencionais, além de ter uma vida útil mais longa, aponta André. “Luzes, de modo geral, tem o tempo útil reduzido a cada acionamento. As luzes em LED têm um diferencial, pois elas podem ficar mais vezes acesas sem serem prejudicadas, não somente em um ponto comercial, mas em residências também. São altamente eficientes e iluminam muito bem o ambiente”, diz.
Energia renovável
O engenheiro civil também cita os painéis fotovoltaicos como uma das tecnologias mais utilizadas para a geração de energia renovável na construção civil. Ele explica que os painéis podem ser instalados em telhados ou em outras áreas externas, e geram energia elétrica a partir da luz do sol. “Esses sistemas podem ser instalados durante a construção, pois eles serão essenciais na geração de energia elétrica para o consumo de um imóvel, além de permitir a venda do excedente de energia para a rede elétrica”, conclui.
Mendes destaca ainda que o Brasil destaca-se como um dos principais produtores de energia eólica do continente sul-americano. Na avaliação dele, o Espírito Santo apresenta ainda grande resistência em adotar as novas tecnologias. “A maioria das pessoas são resistentes às mudanças, movidas pela experiência de conhecidos. Por exemplo, se não viram um aparelho funcionar na casa de um amigo, então não utilizarão também. Com isso, as energias renováveis passam a ser desperdiçadas”, opina André.
Ele reforça que essa visão da sociedade pode mudar e ter bons resultados no futuro. “Nós da Engenharia, lutamos muito para incorporar a eficiência energética aos empreendimentos que fazemos para que a cada dia se tenha uma ótima resposta quanto ao nível de energia. Isso tudo requer um estudo aprofundado para ser efetivo. Para isso, é necessário que mais pessoas passem a aderir a essas tecnologias nas construções e em suas casas”, finaliza.
Empreendimento eficiente
Janelas e vidros eficientes são tecnologias que permitem a redução do consumo de energia em imóveis, por meio do controle da entrada de calor e luz solar. “Nos nossos empreendimentos inserimos fotocélulas nas janelas. Elas detectam a baixa luminosidade e acendem as luzes. Isso ajuda na economia de energia, principalmente no hall das casas e área externas, em geral. É uma boa forma de garantir uma redução na conta de energia”, pontua o diretor da Torres Engenharia, Marcelo Torres.
Da mesma forma, os sensores de presença e a automação são tecnologias que também estão presentes nos empreendimentos da construtora. Marcelo reforça que elas permitem o controle do consumo de energia em imóveis, por meio da detecção de presença e do controle automático de sistemas. “Esses equipamentos são utilizados para reduzir o consumo de energia em áreas com baixa circulação de pessoas, além de evitar a circulação indevida de pessoas no local”, diz.