Qual é o travesseiro ideal? Confira as dicas!

Foto: Freepik

Escolher o melhor tipo de travesseiro é fundamental para garantir uma boa noite de sono e uma boa saúde. Um travesseiro inadequado pode causar dores no pescoço, nas costas e nas articulações, além de prejudicar a qualidade do sono.

A empresária e proprietária da Casa Arrumada, Claudia Judice, afirma que o travesseiro inadequado pode causar desconforto e prejudicar as noites de sono.

“É importante se atentar ao modelo, pois o travesseiro pode prejudicar de tal forma que a pessoa acorda durante a noite várias vezes tentando adequar sua postura a ele”, diz a empresária.

O tipo de travesseiro pode influenciar na qualidade do sono. Foto: Freepik

Tipo de travesseiro

Existem diferentes tipos de travesseiro disponíveis no mercado, como de espuma, látex, pena e pluma. “Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, e é importante escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades”, comenta Claudia.

Quando o assunto é escolher o melhor travesseiro, a empresária responde com precisão. “Os melhores travesseiros são os novos, que não tenham ácaros acumulados e que tenham a tecnologia avançada como, por exemplo, o tratamento hipoalergênico”, afirma.

Os travesseiros de espuma são mais firmes e duráveis, enquanto os de pena e pluma são mais macios e confortáveis. Já os travesseiros de látex são mais resistentes e indicados para quem tem alergias.

“Os que tem o selo hipoalergênico, passaram por tratamentos para prevenir a proliferação de ácaros, fungos e bactérias. São os mais indicados às pessoas que espirram com frequência”, destaca ela.

A pneumologista e especialista em medicina do sono, Jéssica Polese. Foto: Camila Baptistin

Posição de dormir

Segundo a pneumologista e especialista em medicina do sono, Jéssica Polese, o melhor travesseiro é aquele que se adequa a sua posição de dormir e a curvatura do pescoço. “Não pode ficar muito alto nem muito baixo. É algo que depende do biotipo, da posição que dormimos”, lembra.

A médica reforça que o travesseiro influencia completamente na qualidade do sono do indivíduo. “Quem dorme de lado precisa de um travesseiro mais alto, para preencher o espaço entre o ombro e a cabeça. Já quem dorme de barriga para baixo precisa de um travesseiro mais baixo, para evitar dores no pescoço. E quem dorme de costas precisa de um travesseiro de altura média, para manter a cabeça alinhada com a coluna vertebral”, explica.

Colocar um travesseiro entre as pernas ajuda a acertar a coluna e não pender para frente ou para trás, o que também é importantíssimo, segundo Jéssica. Evitar travesseiros de pena ou plumas também ajuda a não desencadear alergias.

Muitos travesseiros

Adepta aos travesseiros, a recepcionista Larissa Rodrigues não dispensa a quantidade em sua cama. Ela afirma ter mais de 10 no quarto. “Tenho uns seis na cama e mais quatro no quarto para as visitas. Aqui em casa, ninguém fica sem”, brinca.

A recepcionista pontua que os de pena são os mais macios e não costuma utilizar de outro material. “Sei que os de penas não são muito indicados, mas durmo melhor com eles. A impressão que tenho também é que a decoração fica mais bonita com eles”, conclui.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.