Últimos dias de visitação: as tendências coloridas da CASACOR ES

Alex Pandini

Arena Casa Cor. Foto Weverson Rocio.

 

A CASACOR ES 2024 segue encantando pelos ambientes sofisticados, funcionais, sustentáveis e repletos de beleza e cor. A exposição segue aberta à visitação até 17 de novembro, no Clube Ítalo-Brasileiro, na Ilha do Boi.

 

Com cerca de 30 ambientes, a mostra retorna ao conceito de condomínio e reflete sobre quais ancestrais queremos ser das futuras gerações. Parceira da CASACOR há oito anos, a Tintas Coral conta com o talentoso time de arquitetos, designers e paisagistas da mostra para colorir tetos e paredes com suas cores, texturas e efeitos especiais. A marca oferece a paleta Colour Futures, desenvolvida há 22 anos, com permanente estudo global de tendências e cores, para oferecer consultoria aos profissionais que participam de cada edição. “Ao longo desses anos, temos construído nossa identidade nesse universo de designer de interiores, engajando e ampliando nosso alcance entre potenciais consumidores que buscam tendências em decoração”, afirma Priscila Perez, que responde pela gestão desse setor na AkzoNobel, empresa fabricante da marca.

 

Abaixo, uma seleção de alguns ambientes de destaque onde as cores, efeitos decorativos e texturas em tetos e paredes criam atmosferas e projetos inspiradores para transformar a casa. Confira:

 

A Arena CASACOR, projetada por Ângela Gomes (arquiteta) e Amanda Lobos (designer e muralista), é um local para eventos, treinamentos ou lazer. Espaço de estar versátil e plural com curadoria de instalações, objetos de acervo pessoal e obras de arte contemporâneas de artistas capixabas, como Pablo Vieira, Viva Vilar e Luciano Feijão, além de plantas e mobiliário para criar um ambiente acolhedor. Ambiente mais colorido do espaço, é uma pequena amostra do que o leque de cores da Coral pode proporcionar aos ambientes. Lá é possível encontrar as tonalidades verdes, azuis, vermelhas e terrosas, como Verde Araucária, Azul Puro, Azul Imponente, Terra Forte, Disco de Vinil, Vestido de Moça (paredes), Vermelho Henna, Chocolate com Pimenta, Folha de Cobre, Rosa Pêssego, além de Pote de Argila (paredes e teto) e Escrita Antiga (teto).

 

Foto Weverson Rocio.

 

Por sua vez, a Sala Íntima que a arquiteta capixaba radicada em Belo Horizonte Angélica Araújo assina, é inspirada no dia a dia do renomado cirurgião plástico Ariosto Santos. No ambiente, sobriedade no mobiliário, tons neutros como Teatro Barroco (paredes) e Recado de Amor (paredes e teto), além de paredes com um luxuoso toque aveludado, com o Decora Efeito Velvet.

 

Foto Caio Cesar.

 

Grafite, preto e tons contrastantes de azul trazem uma atmosfera minimalista e reflexiva ao Studio da Influencer GW Líder, de Heliomar Venâncio, Isabella Steinkopf e Letícia Breda. O ambiente é um dos destaques em uso da cor para a Coral na mostra capixaba e terá acesso liberado, ou seja, sem cobrança de ingressos. O espaço utiliza tons fortes que são uma tendência para criar ambientes com um toque contemporâneo e é marcado pela sustentabilidade. A cor Magia Profunda e Mistério do Oceano se destaca nas superfícies metálicas, com o uso de Coralit.

 

Foto Camila Santos.

 

Efeito cimento queimado e tons neutros como o Madeira Enfumaçada refletem o estilo sensorial e minimalista da arquiteta Sabrina Bolzan na Suíte do Jovem Casal. Esses efeitos e tons trazem a sensação de aconchego em um verdadeiro refúgio de tranquilidade e bem-estar. É um excelente exemplo da cor como elemento transformador, nesse caso, em uma atmosfera de acolhimento, uma vez que o ambiente é inspirado no wabi-sabi, ideal filosófico japonês centrada na aceitação da transitoriedade.

 

Foto Caio Cesar.

 

No Espaço da Família, de Patrícia dos Santos Madeira e Hansley Rampineli, a inspiração foi o lúdico, as cores, a diversidade das famílias, a busca pela sensação de acolhimento. Para criar essa atmosfera de aconchego, foram utilizadas Textura Rústica e cores como Bronze Paim Springs (paredes e teto), Branco Cru (teto) e Branco Pintor (paredes). Destaque para o painel colorido pintado à mão, recheado de curvas e referências à natureza, criado especialmente para a mostra.

 

Foto Caio Cesar.

 

Na Sala de Encontros, Mariana Luiza Vieira da Fonseca, Julia Velloso de Oliveira Costa e Karla Giaretta criaram um espaço vibrante e acolhedor, onde os visitantes têm a oportunidade de se encontrar, dialogar e fazer novas amizades. De acordo com a psicologia das cores, o verde é associado a sensações de equilíbrio, tranquilidade e relaxamento; por isso, as profissionais optaram por essa tonalidade, permitindo que as pessoas se conectem com seu interior, além de evocar a natureza. Foram utilizadas as cores Jardim Misterioso (paredes e teto), Compota de Goiaba (teto), Segredo Inca (paredes), Zepelim (paredes).

 

Foto Camila Santos.

 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.