Valorização em Vitória exige pesquisar bem antes de comprar

Alex Pandini

Jardim Camburi é um dos bairros que teve maior valorização. Foto divulgação Construtora Galwan.

 

Na semana passada, divulgamos o índice Fipe Zap 2023, que traz Vitória no 1º lugar do ranking nacional em valorização imobiliária, com o preço médio do metro quadrado construído mais caro entre as 16 capitais pesquisadas. Em 2022, Vitória tinha ficado em 3º lugar. O valor médio do m² na capital capixaba teve valorização de 1,82% e fechou o ano cotado a R$ 10.877. Além das capitais, o índice mede outras 50 cidades do Brasil. Nessa relação, Vila Velha despontou em 5º lugar, com o m² cotado em média de R$ 8.239.

 

FATORES

Especialistas do mercado apontam alguns fatores para a valorização de Vitória: é uma cidade litorânea com belezas naturais, possui boa infraestrutura urbana, a mobilidade urbana é facilitada na comparação com outras cidades, e há uma maior sensação de segurança.

 

Para Ricardo Gava, diretor do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi/ES), e executivo da Gava Crédito Imobiliário, Vitória se destaca “por características únicas que promovem a valorização imobiliária. Uma administração pública eficiente atrai investimentos, consolidando a cidade como uma das melhores em qualidade de vida no Brasil”, diz.

 

Outro ponto importante que ele destaca é “sua peculiar geografia. Sendo uma ilha bem urbanizada, há poucos espaços disponíveis para novos empreendimentos. Isso impulsiona a procura por terrenos, elevando os custos de aquisição e desencadeando um processo de valorização, tanto para construtores quanto para possíveis compradores, resultando em preços crescentes para todas as partes envolvidas”.

 

Ricardo Gava, diretor do Secovi/ES e executivo da Gava Crédito Imobiliário. Foto divulgação.

COMO FAZER A MELHOR ESCOLHA

Ricardo Gava considera ainda importante que a pesquisa, por ter sido feita utilizando como base os anúncios de mercado, que, “naturalmente, não reflete o valor transacionado. Dentro do mesmo bairro, há valores de metro quadrado que podem variar muito, dependendo da localização, tipologia do imóvel e idade da construção”.

 

Sendo assim, ele lembra que é importante buscar imóveis com um corretor que “saiba filtrar a opção ideal para o seu perfil. Se for financiar, é fundamental consultar uma Assessoria de Crédito Imobiliário, que detalhará todas as opções de financiamento sem custo para os clientes”.

 

Em uma região tão valorizada, é fundamental contar com o apoio de profissionais que conheçam a fundo o mercado para realizar o melhor negócio.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.