Vaz inaugura o bistrô do Barão em Santa Leopoldina
A Vaz Desenvolvimento Imobiliário inaugurou oficialmente esta semana o Bistrô do Barão, localizado na Vila do Barão, em Barra de Mangaraí, Santa Leopoldina. O espaço é voltado para eventos privados da desenvolvedora capixaba. O casarão histórico, recentemente revitalizado, preserva a arquitetura do século XIX e é uma homenagem à memória de Afonso Cláudio, o primeiro governador do Espírito Santo, e que nasceu no casarão em 2 de agosto de 1859. Com 211 anos de existência, suas espessas paredes de pedra e madeira guardam memórias do período colonial.
Atualmente, o Casarão se destaca como um ponto de conexão entre o passado e o presente. No andar térreo, foi desenvolvido o projeto do Bistrô do Barão. O ambiente foi minuciosamente planejado para ser um espaço de eventos exclusivos promovidos pela Vaz Desenvolvimento Imobiliário aos clientes. Pelas mãos do artista plástico Mauro Tacchetto, o bistrô manteve o estilo arquitetônico da época e a ambientação eclética com influência da Art Nouveau. “O projeto resgata a estética da Belle Époque, período que se estendeu aproximadamente de 1870 até o início da Primeira Guerra Mundial”, reforça o artista.
“A recente revitalização transformou este espaço histórico em um ambiente dinâmico, agora abrigando um bistrô para eventos culturais que permitem uma interação única entre o passado e o presente. Estamos comprometidos em preservar e promover o casarão como um destino turístico de destaque, garantindo que ele continue a enriquecer culturalmente nossa região e a atrair visitantes que buscam compreender a história do Espírito Santo”, acrescentou Douglas Vaz, presidente e fundador da empresa.
A VILA DO BARÃO
Dentro da rota turística das Três Santas, na área vizinha à portaria do condomínio hoje funciona a Vila do Barão, um complexo de lazer, cultura e gastronomia aberto ao público, e com atrações para toda a família, com muitos animais (pônei, mini boi, porquinhos, lhamas, cavalo, cobra, coelho e aves), uma peixaria que comercializa tilápias frescas e alguns produtos da região.
PROXIMIDADE
Localizada estrategicamente a apenas 35 minutos de Vitória, Santa Leopoldina se fortalece como destino turístico, atraindo visitantes interessados na rica herança histórica e os recursos naturais da região, como belíssimas cachoeiras. Para o professor Aldo Rezende, doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, o apelo histórico, cultural e paisagístico da Fazenda Barão do Império, aliado à localização estratégica, tornam o empreendimento um atrativo para aqueles que buscam qualidade de vida. “Desde a sua concepção, o hibridismo do projeto urbano-urbanístico, em pleno diálogo com inúmeras possibilidades de vivências e experiências no campo, revela a marca de uma proposta audaciosa que transforma a Fazenda Barão do Império em um atrativo turístico para o Espírito Santo, especialmente para a região de Santa Leopoldina”, afirma Rezende.
O CONDOMÍNIO
Composto por terrenos de 1.000 m² a 3.000 m² destinados à construção de casas para primeira e segunda moradia, o condomínio contará com toda uma estrutura produtiva de fazenda, que já está em fase de implantação e início de produção. Lá está sendo construída toda a estrutura da Unidade de Produção, com equipe dedicada ao funcionamento da agroindústria, responsável pelo cultivo de alimentos frescos direto do campo para a mesa dos futuros moradores. Haverá produção de alimentos saudáveis e de qualidade, como geleias das frutas frescas e saborosas, cultivadas sem agrotóxicos e extraídas dos pomares, ovos caipiras, hortifrúti, apiário, queijos especiais, além de lagos para a criação de tilápias.
De acordo com Douglas Vaz, “o projeto foi inspirado na cultura do interior de países como Itália, Portugal, Espanha e França, onde há uma integração entre a agricultura de pequena escala, gastronomia, lazer e turismo, viabilizando negócios e preservando as tradições e costumes locais”. Vaz cresceu na região. “Minha infância em Santa Leopoldina sempre foi marcada por uma forte conexão com a natureza. Cresci rodeado por uma paisagem deslumbrante e pela paz do campo, o que me proporcionou experiências únicas e memoráveis. A liberdade de explorar as matas, os rios e aprender sobre a fauna e a flora locais fez com que eu desenvolvesse uma profunda apreciação pelo ambiente natural ao meu redor”, relembrou.
AGROINDÚSTRIA E RESORT
A agroindústria terá criação de vacas leiteiras das raças girolanda e jersey, manipulação de laticínio para produção de queijos especiais, hortifruti sem agrotóxico, apiário com extração de mel de primeira qualidade, ovos caipiras e cinco lagos, sendo um para a produção de tilápias, tudo para o consumo exclusivo dos moradores.
O empreendimento terá ainda um resort para relaxar, praticar esportes e se divertir. O chamado Imperiale Club vai contar com piscina tropical de borda infinita, com vista panorâmica para o Lago do Barão, piscina infantil, cozinha da baronesa e microcervejaria artesanal, academia, spa center, hidromassagem com água aquecida, sauna, varandas, playground, além de 3.500 metros de trilha ecológica e ciclovia em meio a mais de 650.000 m² de área de mata preservada.
NATUREZA
O empreendimento é abraçado por uma densa área verde, com traços predominantes de Mata Atlântica. Além disso, passou por um rigoroso estudo de recuperação da área de nascente, que contempla o plantio de 20 mil mudas nativas. Somados ao rico paisagismo do empreendimento, que já acolhe o visitante e morador desde a portaria com 35 palmeiras reais, o condomínio será responsável por mais de 25 mil novos plantios em toda a sua área.
Todo o empreendimento contará com segurança, portaria com monitoramento e ronda motorizada durante 24 horas, oferecendo total proteção aos moradores.
Além disso, entre as normas construtivas do Barão do Império, todo comprador de uma das unidades tem como compromisso plantar no mínimo duas árvores frutíferas e duas de espécies nativas na sua propriedade em até um ano após o início da sua construção. Precisa comprometer-se ainda a implantar em sua edificação o sistema de coleta e adequado armazenamento de água da chuva, no intuito de reaproveitá-la.
“Estamos em estágio final de obras na fase A e bem avançados na fase B do empreendimento. O condomínio é grandioso e abrigará mais de 400 famílias. Isso significa que estamos entregando uma infraestrutura à altura, que inclui especialmente a instalação da estação de tratamento de água. Esse sistema trará benefícios diretos para a qualidade de vida dos moradores, ao garantir o fornecimento de água tratada com maior eficiência e segurança, atendendo a todos os padrões de qualidade e contribuindo para a saúde e o bem-estar de todos”, assegurou Mateus Nardi, Engenheiro Civil responsável pela obra.