Veja as inovações apresentadas na Expolux 2024
Possibilitar ao consumidor maior controle da utilização e da qualidade da luz dentro e fora de casa é um dos propósitos das novidades desenvolvidas recentemente no setor de iluminação e que podem ser conhecidas na Expolux, Feira Internacional da Indústria de Iluminação. Com 18 edições, a Expolux é o principal evento voltado para o mercado da iluminação no Brasil e na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players do mercado. A feira começou no último dia 17 e termina nesta sexta-feira (20) na Expo Center Norte, em São Paulo.
O evento marca uma nova fase de consumo, com alternativas que incluem desde a instalação de sensores em móveis a modelos que não dependem de conectividade e funcionam apenas com o apertar do botão no interruptor.
Entre as novidades, luminárias que possuem sensor com três funcionalidades: a de ligar e desligar, a dimerização (regulagem da intensidade luminosa) e a mudança de temperatura de cor, com acionamento por diferentes movimentos das mãos. A novidade também possui iluminação direta e indireta, funcionando de forma independente, tecnologia Easy Lift, que possibilita ajustar a altura da luminária de acordo com a necessidade, e está disponível nos formatos de arco, reto e em espelho.
“No caso do espelho, a iluminação traz um efeito muito bom para o rosto, para tirar fotos, criar posts para redes sociais. Temos um escritório de desenvolvimento de produtos em Milão que consegue antecipar as tendências para o mercado nacional”, afirma Guilherme Andrade Giordani, gerente de pesquisa e desenvolvimento da PIX, empresa responsável pelo lançamento do produto.
Outras novidades são as arandelas, refletores e espetos de jardim que funcionam com energia solar e sensor de luminosidade para acionamento apenas ao anoitecer. Não precisa de passagem de cabos para instalação e o carregamento no período de 4 a 6 horas durante o dia é suficiente para o fornecimento de 10 a 12 horas de luz.
E uma tendência que deve ganhar cada vez mais espaço no mercado é a fonte de alimentação para iluminação dentro de móveis, com opções de 6 e 8 entradas para conexões de sensores individuais. Desta forma, é possível fazer o acionamento da luz por presença, touch dimerizável, varredura (passagem de mão com uma distância de 5 centímetros para acionamento e desligamento da luz), movimento, incluir o acendimento por meio de aberturas de portas de armários e, com isso, ter maior controle do uso da luz em ambientes como, closet, por exemplo.
A feira também apresentou uma lâmpada 2 em 1, com opção de transformar em iluminação anti-inseto com dois cliques no botão de acionamento, e uma lâmpada 3 em 1, que permite a dimerização da lâmpada em três opções de intensidade, 100%, 50% e 20%, também com diferentes cliques. A versão autodimerizável possibilita selecionar a intensidade desejada na variação de zero a 100% durante o processo de acionamento, com tempo de 10 segundos para atingir a luminosidade total.