Vendas de imóveis sobem 14,4% entre janeiro e setembro, diz Abrainc

Alex Pandini

Empreendimento Apex. Foto: divulgação

O mercado imobiliário segue em ritmo de crescimento em 2023, demonstrando que, mesmo após o boom de procura por imóveis como forma de investimento seguro na pandemia, o setor continua sendo um porto seguro para investidores, e também um termômetro da recuperação econômica como um todo.

 

De acordo com o indicador ABRAINC-FIPE (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias/Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o mercado imobiliário brasileiro apresentou crescimento de 14,4% nas vendas de imóveis nos sete primeiros meses de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior. O segmento de habitações populares liderou o crescimento, com alta de 18,3% e R$ 11,9 bilhões em transações. O segmento de Médio e Alto Padrão também apresentou bons resultados, com alta de 15,1% e R$ 10,7 bilhões em transações.

 

Esse crescimento pode ser atribuído a uma série de fatores, incluindo:

A retomada do programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida), que oferece subsídios do governo federal para a compra de imóveis populares;

O aumento da renda da população, que permite que mais pessoas adquiram imóveis;

A redução da taxa básica de juros, que torna o financiamento imobiliário mais acessível;

O aumento da procura por imóveis como investimento, com o objetivo de valorização futura.

 

A retomada do programa Minha Casa, Minha Vida foi um dos fatores que impulsionou o crescimento do segmento popular. O programa oferece subsídios e condições especiais de financiamento para famílias de baixa renda, o que torna a compra de um imóvel mais acessível.

 

O interesse de compradores que desejam adquirir ativos com a expectativa de valorização futura também contribuiu para o crescimento do mercado imobiliário. A alta da inflação e a incerteza econômica levaram muitos investidores a buscarem ativos que possam proteger seu patrimônio. Além disso, o mercado de locação de apartamentos segue em alta.

 

O presidente da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Luiz França, avalia que os resultados positivos do mercado imobiliário mostram que o setor é protagonista na economia brasileira. “O setor segue consistente e os números comprovam isto. Temos solidez e o nosso horizonte é o de crescimento, geração e manutenção de empregos e investimentos”, afirma.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.