Vistoria em elevadores evita manutenções precoces
Fazer vistorias em elevadores de forma regular é uma garantia de segurança para o condomínio e os moradores. Segundo o engenheiro mecânico, proprietário da ON Soluções Engenharia e membro do Comitê Nacional da ABNT, Carlos Eduardo Santos, para realizar o serviço é necessário que o profissional atenda alguns requisitos.
“É necessário que um engenheiro mecânico tenha experiência com transportes verticais e atenda à ABNT NBR 14364, que fala sobre a qualificação necessária para inspeção em elevadores e escadas rolantes. Somente profissionais e empresas com experiência na área e devidamente registrado no CREA, podem prestar esse tipo de serviço”, diz ele.
Carlos Eduardo explica que a vistoria é muito mais eficaz e evita prejuízos desnecessários. “A empresa de consultoria em elevadores, auxilia o síndico em relação aos equipamentos. No primeiro momento é realizada uma análise em toda a documentação; Logo após, realiza-se a vistoria e é emitido um relatório. Desta forma, poderemos dizer se o elevador está bem ajustado conforme o fabricante determina, limpo, lubrificado, e o principal: se está conforme as normas e leis vigentes”, conta.
Vale ressaltar que esse serviço prestado ao condomínio também precisa ser cerificado. “É necessário emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que é obrigatória por lei, conforme art.1º da Lei Federal nº 6496/77”, afirma o especialista.
Assessoria
Além desse serviço, Carlos Eduardo reforça a importância de contar com uma assessoria na hora de modernizar, adequar ou instalar um elevador novo.
“Por ter conhecimento técnico, elaboramos um edital com o que realmente precisa no condomínio, e convidamos as empresas de manutenção para apresentar o orçamento para o condomínio, tudo conforme a real necessidade do cliente. Fazemos todo o acompanhamento até a entrega final, na qual, realizamos uma auditoria para averiguar que a empresa entregou o equipamento conforme contrato”, afirma.
Serviço aprovado
Para o síndico e especialista em condomínios, Leonardo Nascimento, a vistoria do elevador é o primeiro passo para se verificar a necessidade e o que será necessário para uma futura manutenção.
“Antes de trocar de fornecedor ou após a troca, é necessário verificar se um orçamento está correto e verificar a real necessidade de troca de peças para servir de defesa em caso de litígio. A empresa que contratamos tem nos auxiliado, pois em todos esses itens tivemos casos críticos com altos valores que foram bem reduzidos”, observa.
Leonardo acredita que a alta qualidade na vistoria ajuda a identificar as falhas em uma contratação de uma empresa que realiza manutenções em elevadores.
“A vistoria não evita manutenção, mas garante que o plano anual seja cumprido, assim evita falhas e paradas inesperadas, gerando maior custo para o condomínio”, conclui ele.