Vitória recebe o maior encontro de engenharia civil do Brasil
O maior encontro de engenharia civil do Brasil começa na próxima quarta-feira, na capital capixaba. Assim, o 28º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (CBENC) será realizado no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nos dias 19, 20 e 21 de julho. E a programação do evento inclui conteúdos importantes que irão impactar diretamente na segurança da população, na qualidade das obras de engenharia e na qualificação dos profissionais.
Encontro de engenharia
Na quarta-feira (19/7), a programação traz os minicursos, com diferentes focos. Entre eles, questões relacionadas à manutenção preventiva. Bem como inspeção periódica das edificações, e os efeitos positivos desses cuidados na garantia de construções mais seguras e duráveis.
Em seguida, nos dias (20 e 21/07), profissionais renomados ministram palestras. Os engenheiros irão falar sobre patologias comuns nas construções, debater a estabilidade de encostas em áreas de riscos e a carência de manutenção dessas estruturas. Além de discutir a segurança contra incêndios, momento em que serão analisadas as causas e as consequências dos grandes incêndios ocorridos no país.
Os palestrantes apresentarão ainda as novas tecnologias, de alta performance, utilizadas nas obras e serviços e os aspectos técnicos, legais e comerciais ligados às normas de garantia nos empreendimentos ligados ao setor. Também haverá espaço destinado ao debate da atual situação do ensino da engenharia civil no Brasil.
Investimentos no ES
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), engenheiro Jorge Silva, aponta a números otimistas para os próximos quatro anos. O Espírito Santo terá um grande parque de obras da construção civil, com investimentos aproximados de 1,8 bilhão do governo estadual e de 3,3 bilhões do governo federal.
“Essas obras alcançarão 39 municípios e irão impactar a indústria da construção nas áreas civil, metalmecânica, mineração, energia e agronegócio. Atingindo especialmente setores como saneamento básico, rodovias, habitação, portos, aeroportos, hospitais, energias alternativas e mobilidade urbana”, enumerou Silva.
Ele destacou ainda que o crescimento e o investimento esperados serão de uma magnitude fantástica e irão contribuir para o desenvolvimento sustentável dos municípios e do estado. “Esses debates, com certeza, viabilizarão a execução de projetos públicos e privados com maior viabilidade técnica, econômica e social. Estamos nos preparando, investindo na qualificação da mão de obra, em inovações tecnológicas e mudanças de hábitos na realização de serviços e obras. Assim, buscando maior produtividade com eficiência e qualidade”, disse.
O CBENC se encerra com a Carta de Vitória, que manifestará as fundamentações, posicionamentos e encaminhamentos dos especialistas sobre as temáticas técnicas e sociais levantadas no evento. O 28º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis é organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) e Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE).
Isenção de Taxa
Haverá ampla isenção de taxas para participação em minicursos. Estão isentos formandos, mestrandos, doutorandos e professores. Da mesma forma, servidores públicos, jovens profissionais com até 12 anos de diplomação acadêmica, além dos aposentados da área da Engenharia Civil.
📍 SERVIÇO: 📍
28º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis
Teatro Universitário da Ufes
Dias 19, 20 e 21 de julho de 2023
Programação completa, inscrições e informações: www.creaes.org.br