Xiamen Stone Fair: Brasil na principal feira de rochas do Oriente

Brasil retoma participação na Xiamen Stone Fair, principal feira de rochas do Oriente

No evento, 11 empresas representaram a produção brasileira de rochas. Foto: Centrorochas

A Xiamen Stone Fair é a principal feita de rochas ornamentais do Oriente, uma das maiores do mundo. E o Brasil está de volta a ela. A pandemia do Covid-19 gerou toda restrição de entrada de imigrantes na China. Finalmente, este ano, o Brasil retomou sua participação na principal feira de rochas ornamentais do Oriente.

Xiamen Stone Fair

Xiamen Stone Fair, principal feira de rochas do Oriente.

Foto: Centrorochas

Ao todo, 11 empresas representaram o Brasil no evento, realizado de 05 a 08 de junho, em Xiamen, na Província de Fujian. Elas contaram com o apoio do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto de incentivo às exportações de rochas ornamentais brasileiras. O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) é quem executa o projeto. Enquanto a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) entrou com apoio ao It´s Natural.

Nos estandes instalados no Hall A5, as empresas Amagran, Cajugram, Corcovado, Decolores, Gramazini, Magban, Margramar, Pedra do Frade, Polita, Santo Antonio Stones e Willcomex representaram a produção brasileira. Elas exibiram um pouco da maior diversidade geológica do planeta. bem como, as empresas também exploraram o grandioso mercado chinês. 

O mercado chinês 

A China desempenha um papel extremamente significativo no mercado de rochas do Brasil. O país é o segundo maior destino das exportações brasileiras do segmento, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2022, o Brasil registrou recorde histórico de faturamento de U$ 163 milhões com as exportações para a China. Sendo mais de 90% do consumo na forma bruta dos materiais.

Atualmente, o granito brasileiro é o produto mais importado pelos chineses, representando 61% dos negócios. Enquanto os quartzitos e mármores representam 18,5% e 12%, respectivamente.

No primeiro quadrimestre de 2023, O Brasil já exportou para a China U$ 44 milhões, reforçando a importância desse mercado para o setor nacional. O presidente do Centrorochas, Tales Machado, destacou a expansão da indústria de construção e a demanda cada vez maior por materiais de construção de alta qualidade. Nesse contexto, “as rochas ornamentais brasileiras são altamente valorizadas no mercado chinês devido à sua diversidade de cores, padrões únicos e qualidade superior”, afirmou Machado.

Para Rogério Ribeiro, gerente do It’s Natural, a participação das empresas no evento se dá como uma estratégia importante para impulsionar as exportações. Em outras palavras, “a presença brasileira nesse mercado é reconhecida pela qualidade dos produtos e pela capacidade de atender às exigências dos consumidores chineses”, pontuou.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.