Ago 2021
16
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Ago 2021
16
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

A metodologia do estudo e a pontuação de Vitória

O levantamento avalia as instituições, a sociedade e a economia). Dentro da questão das instituições, foi levado em consideração a sustentabilidade fiscal e o funcionamento da máquina pública. No que tange à sociedade, foram postos seis pilares: acesso à saúde e sua qualidade, acesso à educação e sua qualidade, segurança, saneamento e o meio ambiente. Por fim, avaliou-se no âmbito da economia a inserção econômica da população, a inovação e o dinamismo econômico, o capital humano e as telecomunicações.

Com um dos melhores capitais humanos e IDHs do país, a capital do Espírito Santo aparece em 5º lugar na dimensão Economia e em 11º em relação às instituições. A cidade aparece em destaque entre as mais empreendedoras do país, e é capital de um dos estados com mais liberdade econômica também. No que tange à Sociedade no ranking de competitividade, no entanto, a cidade aparece apenas em 81º, indicando a possibilidade de melhora. Por fim, Vitória adquiriu 60,41 na avaliação.

A capital capixaba ficou atrás somente de Barueri, São Caetano do Sul, São Paulo, Florianópolis e Curitiba.

Ambiente de negócios competitivo eleva o padrão de vida de todos

O estudo parte do princípio difundido por diversas teses econômicas, as quais apontam que a competição saudável — seja entre pessoas ou organizações — naturalmente resulta em maiores incentivos para o aprimoramento de métodos e serviços que garantam melhores resultados nos desafios enfrentados.

Com concorrência, a tendência é que o planejamento e a execução de atividades seja de maior qualidade por parte de todos.

Os países mais competitivos do mundo, como Singapura, Estados Unidos e Hong Kong, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. São exemplos de lugares em que a prosperidade foi resultado da potencialização das capacidades de cada agente da sociedade.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas