O que Pep Guardiola não sabe sobre o mercado financeiro
Parafraseando o sociólogo norueguês Johan Galtung, se um jornal fosse publicado a cada cinco anos, ele não noticiaria um quinquênio de fofocas de celebridades ou escândalos políticos. Ao contrário: o foco seria celebrar importantes mudanças globais, como o aumento da expectativa de vida, menos pessoas vivendo na miséria e cada vez mais indivíduos desfrutando de liberdades civis. Isso vale para o momento institucional, político e econômico que o Brasil tem vivido desde 2016.
Por um lado, há um bombardeio diário de informações negativas, pessimistas e com muitos ruídos que repercutem turbulências políticas. Há ainda projeções econômicas que eventualmente estão aquém do inicialmente projetado. Mas, por outro, muitas vezes os ruídos acabam fazendo mais barulho do que fatos concretos e que realmente farão diferença para o desenvolvimento, progresso e avanço brasileiro.
A despeito de muitos erros do passado, podemos afirmar com segurança que, desde 2016, estamos institucionalmente avançando, acertando e andando para frente. Sim, o Brasil é um dos países de todo o mundo que mais promoveram reformas estruturais nos últimos cinco anos!
Confira as principais.
2. Reforma trabalhista (2017)
3. Fim da Taxa de Juros de Longo Prazo – TJLP
4. Reforma do Ensino Médio (2017)
5. Mudanças no Fundo de Financiamento Estudantil – FIES (2017)
6. Reforma da Previdência (2019)
7. Lei da liberdade econômica (2019)
9. PEC Emergencial (2021)
10. Lei de licitações (2021)
11. Nova Lei de Falências (2021)
12. Autonomia do Banco Central (2021)
13. Marco Legal das Startups (2021)
14. Nova Lei do gás (2021)
15. Capitalização da Eletrobras (2021)
16. Lei do Ambiente de Negócios (2021)
Para entender o que cada uma dessas reformas significou, acesse a Apex News.
As próximas reformas
Ainda há muito trabalho a ser feito na condução de melhorias institucionais no Brasil. Entre as próximas reformas no radar para aprovação, destaca-se a reforma administrativa, e BR do Mar, o PL das Ferrovias, o PL dos Correios, e o PL do fim dos supersalários.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória