Gastos com funcionários públicos diminuem no Brasil
O PIB no 2º trimestre de 2021 registrou variação negativa de 0,1%, um pouco aquém das expectativas de mercado, que eram de +0,2%. Algumas gestoras estavam mais pessimistas, como a Vinland Capital, prevendo queda de até 0,3%.
Mas o que está acontecendo com a economia brasileira?
No primeiro trimestre, a economia brasileira cresceu 1,2%, acima do consenso de mercado, que projetou crescimento de 0,9%. Contudo, diante do recrudescimento da pandemia, o segundo trimestre foi marcado, infelizmente, por recordes no número de mortes no país.
O agronegócio, que tinha se destacado nos últimos trimestres, também sofreu em virtude de questões climáticas, caindo 2,8%, enquanto a indústria variou – 0,2% e o setor de serviços mostrou uma recuperação de 0,7%.
Mas, olhando a floresta além da árvore, entre os 31 países que já divulgaram os resultados trimestrais, o Brasil se destaca com o 8º maior crescimento no resultado interanual e no acumulado em 4 trimestres. Alguns números:
PIB no 2º tri veio abaixo da exp. de mercado, mas no acumulado nos últimos 4 trimestres:
🇨🇳: 9,4% 🇫🇷: 3,2% 🇨🇱: 2,2%
🇺🇸: 1,9% 🇧🇷: 1,8% 🇨🇦: 1,5%
🇩🇰 🇸🇪 🇰🇷: 1,4%
🇮🇹: 1,2% 🇲🇽: 0,9% 🇬🇧: 0,1%
🇯🇵: 0% 🇩🇪: -0,1% 🇵🇹: -0,4%Entre 30 países que já divulgaram resultado, Brasil fica em 8º
— Luan Sperandio (@LuanSperandio) September 1, 2021
Fica sempre o alerta de que a melhoria do crescimento econômico depende do respeito ao Teto de Gastos como forma de equilíbrio da dívida pública e manutenção dos juros baixos de forma sustentável, bem como de aprofundamento de reformas estruturais, como a reforma administrativa e marcos regulatórios que proporcionem maior segurança jurídica.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória