Polarização Lula e Bolsonaro continua, segundo Futura Inteligência
Ao ser questionado sobre o que discordava no governo Bolsonaro, o ex-juiz e pré-candidato à presidência da República pelo Sérgio Moro (Podemos), elencou críticas à execução da agenda econômica e de reformas estruturantes, destacando a preocupação em maior preservação do meio ambiente para evitar imbróglios e sanções comerciais internacionais ao Brasil.
As falas ocorreram em uma edição da rodada de lives com presidenciáveis que tem sido promovida pela casa de soluções financeiras Apex Partners, ao final de 2022. Moro estará no próximo encontro Folha Business, em 11 de fevereiro de 2022. As inscrições podem ser feitas neste link.
Moro destacou no evento ter “alguns pontos de comunhão de acordo com a narrativa liberal”. “Tenho crença com a economia liberal, acredito que é o mercado e a iniciativa privada que fazem o país prosperar, sem ignorarmos que precisamos melhorar políticas sociais, como educação e saúde, em um país desigual como o Brasil”, afirmou.
Contudo, ele criticou o que definiu como “falta uma liderança clara” para haver mais reformas, e apontou a necessidade de melhorar a imagem do Brasil internacionalmente a fim de retomar acordos comerciais. “Isso é essencial para aumentar a integração do Brasil nas cadeias de produção do comércio internacional. Porém, a imagem do Brasil é ruim por ser visto como vilão ambiental. Precisamos compatibilizar desenvolvimento sustentável com a preservação da floresta, caso contrário prejudicaremos hoje o agronegócio e as próximas gerações no futuro ”, alertou.
Quando questionado como isso poderia ser melhor feito, Moro apontou que, entre as estratégias, é necessário criar incentivos corretos para a população local das áreas de preservação, e que uma das formas de fazê-lo seria atrair investimentos sustentáveis na região. “Há importantes fundos de investimentos com projetos na região que foram paralisados, como o Fundo Amazônia”, apontou.
Na outra ponta, o pré-candidato ponderou que o combate ao desmatamento ilegal é desafiador, mas que com o avanço da tecnologia a identificação de incidentes de destruição da floresta é mais rápida. “O programa VIGIA, que estive à frente enquanto Ministro da Segurança Pública, deu treinamento, capacitação e comprou equipamentos para polícias locais, além de criar mecanismos de incentivos financeiros para premiar as boas práticas”, defendeu.
Moro afirmou que países estão utilizando a questão ambiental para impor narrativas protecionistas contra o Brasil.
“Esse discurso é muitas vezes utilizado para esconder protecionismo. Como nos protegemos disso? Simples, fazermos o dever de casa: ter uma agenda de desenvolvimento sustentável, protegendo o meio ambiente, de forma que não daremos margem para que eles outros países possam dar esse tipo de argumento”, concluiu.
Entre países europeus que se opuseram à celebração do Tratado de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia está a França, cujo parlamento critica a postura ambiental do Brasil. Em resposta, o Governo Bolsonaro afirma que a posição francesa seja, na verdade, para evitar a concorrência brasileira. Como candidato de oposição que se propõe, Moro tem adotado estratégia de sinalizar para eleitores que simpatizam com Jair Bolsonaro (PL) em busca de se desidratá-lo e tentar chegar ao 2º turno. A estratégia funcionará?
Confira a programação completa do 7º Encontro Folha Business
18h30 – Abertura com Victor Casagrande (Head de Growth da Apex Partners).
18h40 – O mercado e as contas públicas: quais as perspectivas para o Brasil? Com Arilton Teixeira (Economista-chefe da Apex Partners) e Adolfo Sachsida (Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia), mediados por Ricardo Frizera (Head do Folha Business).
19h20 – O que o setor privado espera para 2022, Com Fernando Carreira (Presidente da Autoglass), Rodrigo Dessaune (CEO da ISH Tecnologia) e Sérgio Tristão (Presidente da Tristão Comércio Exterior e da Realcafé), mediados por Alexandre Borborema (Head de Fusões e Aquisições da Apex Partners).
20h00 – Eleições 2022: o que pensa a “Terceira Via”? Com Sérgio Moro (Ex-juiz e pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos), mediado por Luan Sperandio (Editor-chefe da Apex Partners e colunista de Folha Business.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória