Jun 2022
5
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Jun 2022
5
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Os hubs de inovação capixabas

E-Business

Há mais de 500 healthtechs no Brasil, refletindo o fato da saúde ser um dos mercados que mais crescem e inovam em virtude das próprias demandas do setor.

Elas atuam desde gestão de clínicas e auxílio em consultórios até soluções de medicina robótica.

Entre os hubs de inovação que passarão a funcionar em Vitória há um temático que buscará a criação de um ecossistema de inovação na saúde e bem-estar, o E-Business, que está sendo viabilizado pela Apex Partners.

Todo o empreendimento, de 17 andares e 96 salas comerciais, terá a tendência vocacional de foco em soluções para o setor da saúde e o objetivo de consolidar o empreendimento como um ambiente propício para o desenvolvimento e posicionamento de negócios do segmento. Assim, todas as salas comerciais serão ocupadas por empresas do setor de saúde, profissionais liberais e seus consultórios, clínicas, startups e negócios em geral voltados para o segmento.

O propósito é formar um hub de inovação para o setor de saúde, com o auxílio de empresas especializadas para incorporar novas tendências e inovações praticadas no mercado corporativo brasileiro e internacional. Ainda, que as empresas troquem experiências, boas práticas e cases por compartilharem do mesmo propósito.

HUGB

O Grupo Buaiz é um dos conglomerados empresariais mais tradicionais do ES, com forte atuação nos segmentos de alimentação, comércio exterior, logística e comunicação.

Para dar maior dinamicidade ao grupo, foi criado o HUGB, centro de inovação que funciona como uma incubadora de startups que desenvolvem soluções inovadoras nas empresas do grupo empresarial.

Espírito Hub

Idealizado pelo Grupo Tess, o Espírito Hub é o primeiro centro de inovação de Linhares, no norte do estado.

O foco da iniciativa é buscar soluções para o agronegócio, a indústria, construção civil, varejo e serviços, focados nos principais negócios da cidade. Entre as iniciativas já desenvolvidas, estão eventos de formação e de conexão entre fornecedores locais e grandes empresas da região.

Bússola Hub

Também no norte do Estado, o Bússula Hub atua em São Mateus, focado na profissionalização de empresas do agronegócio a partir de tecnologia.

O nome indica o papel de indicar caminhos e guiar empresas para ganhos de produtividade a partir da tecnologia. O espaço já contou com a realização de diversos eventos para contribuir para a formação dos empreendedores locais.

Mining Hub

Criado em 2019, o primeiro hub de mineração do mundo busca soluções para desafios do setor, integrando mineradoras, fornecedores, startups, pesquisadores e investidores. 23 companhias integram o hub, que também possui atuação no ES.

Em 2021 foram criados 16 desafios do segmento nas áreas de cadeia de valor, energia, geotecnia, saúde e segurança, gestão de ativos na mina e na usina. Os recursos disponibilizados para as startups somaram R$ 2 milhões.

Angulo Hub

De iniciativa do Sicoob, o hub funciona como aceleradora de startups a partir de inovação aberta, conexões e capacitação por meio de mentorias, workshops, hackathons, entre outras ações.

Entre as startups aceleradas pelo hub, a Conta Café se destacou ao criar uma plataforma de café com base no barter, sendo premiada em reality show de startups.

Epicentro

Hub de inovação de iniciativa do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o Epicentro é um centro que fomenta iniciativas de inovação em geral, difundindo o ecossistema no ES, além das iniciativas do banco, como linhas de crédito com foco em inovação e investimentos de venture capital.

Medicine Innovation Lab (Mil Sênior Lab)

Um hub de health tech dedicado à pesquisa e inovação que conecta saúde, tecnologia e pessoas a fim de gerar inovações que proporcionem maior qualidade de vida às pessoas. Integra empresas, startups, institutos de tecnologia, entre outros parceiros.

De iniciativa da MedSênior, foram levantadas as principais oportunidades indicadas pelos gestores da operadora de saúde para focar em projetos para a companhia. Entre os cases do hub, estão soluções de digitalização e automação, otimização de rotinas e utilização de inteligência artificial.

HUB ES+

Haverá também no Espírito Santo um hub público de negócios, com oferecimento de cursos, palestras e outras iniciativas para promover ideias inovadoras com o propósito de desenvolver a economia criativa e a cultura no Estado.

Há a parceria das Secretarias de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e da Cultura (Secult) do Governo do Estado. No espaço, também haverá programas para desenvolvimento de inteligência computacional voltados para a indústria de cognição visual, mobilidade autônoma, entre outras áreas relacionadas.

O investimento total do HUB ES+ soma R$ 13 milhões.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas