Após 3 anos, maioria das cidades do ES não implementou Lei de Liberdade Econômica
O ecossistema de startups no Espírito Santo tem se desenvolvido de forma acelerada, em especial a partir de 2018.
Alguns fatores contribuíram para esse cenário, como a disponibilidade de um capital humano qualificado no estado, uma conjuntura econômica composta por juros menores desde 2016 (o que tornou o custo de capital mais atrativo), além de diversos hubs de inovação e organizações que estimulam a cultura empreendedora e facilitam a realização de investimentos de venture capital.
O Startup Scanner é um levantamento que aponta o número de startups ativas no Espírito Santo e ajuda a trazer insights sobre o cenário de inovação e empreendedorismo no estado.
O mapa aponta que em julho de 2022 há 137 startups ativas no ES. São 23 startups a mais do que o número registrado em outubro de 2021.
A maioria das iniciativas inovadoras está em Vitória (63,5%), Vila Velha (14,6%) e Serra (8,03%), mas elas estão distribuídas em 16 cidades capixabas ao todo.
São 27 categorias diferentes de atuação, se destacando o número de soluções tecnológicas voltadas para a educação, as EdTechs (17), seguida por Fintechs (13), que são voltadas para a área financeira; MarTechs (11), com iniciativas tecnológicas de marketing; HealthTechs (9), focadas em saúde e bem-estar físico e mental; e Foodtechs (8), com tecnologia agregada ao segmento de alimentação e bebidas. O mercado agrícola também vem atraindo atenção no segmento tecnológico, havendo atualmente 6 AgTechs capixabas.
O levantamento aponta ainda que o ecossistema de inovação capixaba é relativamente recente. A maioria das startups foram fundadas após 2018 (62,78%), sendo que 2020 lidera com o maior volume de nascimentos (21,17%), seguido por 2019 (15,33%), 2018 (13,87%) e 2021 (11,41%).
O Startup Scanner é uma ferramenta desenvolvida de forma conjunta pela Liga Ventures. Ela é composta pela EDP, FindesLab, MCI (Mobilização Capixaba pela Inovação), Base27, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do ES, SEBRAE, IFES, UFES, Azys, Bandes, Rede Vitória e PwC Brasil. Os números podem ser acessados neste link.
O 1º episódio do Espírito Startups foi ao ar neste sábado (9), na TV Vitória/ RecordTV. Com nove empresas capixabas concorrendo ao prêmio de R$ 500 mil.
Trata-se do primeiro programa da TV capixaba inteiramente dedicado ao tema inovação, tendo um time de jurados renomados de diversos segmentos e com uma bagagem de peso.
Assista o episódio na íntegra, apresentado por Ricardo Frizera:
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória