Lideranças empresariais brasileiras acreditam mais em ESG do que média global
Há no Espírito Santo mais de 1,2 milhões de usuários de Planos de Saúde, mas a maioria deles não priorizou o preço no momento da contratação. Foi o que mostrou pesquisa que analisou a opinião dos capixabas sobre diversos aspectos do Mercado de Saúde.
O levantamento foi realizado pela Futura, empresa de pesquisas e dados capixaba com mais de 30 anos de atuação, e apresentado no Data Business Health by Futura, realizado nesta sexta (19) no Shopping Vitória.
Perguntados espontaneamente “O que considera mais importante na hora de escolher um plano de saúde?”, era possível indicar até três opções. Os capixabas responderam o seguinte:
Atendimento (30,3%); Cobertura do plano (30,3%); Preço (24%); Outros (10%); Qualificação e quantidade dos médicos (9,1% cada); Localização dos hospitais (7,7%); Rede de hospitais credenciados (6,3%); Credibilidade do plano (5,8%); Qualidade (2,4%); Agilidade (1,9%); O plano ser empresarial (1%); Recomendação de amigos (0,5%).
Já ao serem perguntados o que seria “um bom atendimento” de forma espontânea, e também podendo responder até três alternativas, as respostas foram as seguintes:
A eficácia (quando há a resolução do problema): 39%; Qualidade (25,3%); Rapidez (22%); Cordialidade (14,8%); agenda (10,3%); Atenção (4,8%); Estrutura (3%); Atendimento humanizado (1,8%); Pontualidade (1,8%); Bom médico (1,3%); Profissional qualificado (0,8%).
Além disso, 77% dos capixabas avaliam o plano de saúde como ótimo e bom, com 14% avaliando como regular e somente 2% ruim ou péssimo.
A pesquisa ainda revelou que 15% dos capixabas que não possuem planos de saúde pretendem/gostariam de adquirir nos próximos meses e 9% talvez o façam, isto é, um potencial de mercado de quase 1 milhão de pessoas a serem prospectadas.
Os números enfatizam a ideia de que o preço não é tudo. É óbvio que trata-se de um fator importante na tomada de decisão, mas não é tudo em um produto. Afinal, o Produto (serviço prestado), a Praça (forma de distribuição) e a Promoção são os outros P’s que compõem o Marketing para venda de algo. Ao final, o que importa é a transmissão da percepção de Valor para o cliente, e não somente o Preço.
Eventos Folha Business
O Data Business Health é mais um evento do ecossistema Folha Business. Nos encontros Agro Business e Mundo Business, já se reuniram grandes nomes da iniciativa privada e setor público do Brasil, como Luis Stuhlberger e Luiz Parreiras (Verde Asset Management), Viviane Martins (CEO da Falconi); Luís Roberto Barroso (Ministro do Supremo Tribunal Federal); Tarcísio de Freitas (Ex-Ministro da Infraestrutura) e Roberto Campos Neto (Presidente do Banco Central).
Confira na ìntegra o Data Business Health by Futura
Como já abordamos em coluna anterior, a implementação do Piso da Enfermagem será um grande desafio para o setor público, privado e filantrópico. Resumi neste vídeo as principais iniciativas legislativas relacionadas para garantir o pagamento do Piso da Enfermagem, mas a discussão deve ficar apenas após as eleições.
Sobre o assunto, entrevistei Flaviano Feu Ventorim, vice-presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória