ES cai para a 6ª colocação em ranking de liberdade econômica entre estados
O Governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil) participará do 10º Encontro Folha Business, que ocorrerá nesta quinta-feira (8) em Vitória.
O vice-governador eleito, Ricardo Ferraço (PSDB), também estará no evento, e em entrevista a Data Business afirmou que o processo de modernização logística do Mato Grosso poderá servir de referência para o Espírito Santo. Entre os exemplos, está a solução diante da devolução da concessão da BR 101.
Apesar da vocação logística do Espírito Santo, há uma série de desafios que o estado precisa enfrentar para se consolidar como um hub logístico. Entre eles, a gestão da BR 101, pois a concessionária Eco-101 protocolou em julho pedido de devolução junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em julho.
“O Mato Grosso viveu uma experiência distinta do ES, mas guarda alguma relação de convergência com o fato do estado ter encontrado uma solução para a BR-163, que foi devolvida pela concessionária”, afirma Ferraço. “A solução para não haver descontinuidade no projeto da rodovia e afetar o setor produtivo foi uma estratégia criativa, com a construção de uma engenharia com a ANTT e, ao final, uma empresa do Governo do Estado assumindo a gestão“, complementa.
O vice-governador eleito afirmou que a vinda de Mendes para o ES será importante para conhecer melhor a condução do processo de modernização da infraestrutura mato-grossense. A saída encontrada pelo MT será uma das analisadas como possível solução para a BR 101.
Na semana passada, a ANTT decidiu que o contrato de concessão da Eco-101 poderá ser relicitado, isto é, que poderá ser feito um acordo para encerrar o contrato atual e ser feito um novo contrato para a Br 101 ser leiloada novamente, dentro do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), conduzido pelo Ministério da Infraestrutura. As próximas etapas dste processo agora incluem a avaliação do Conselho do Programa de Parcerias de Investimento (PPI). Aprovado, seguirá para análise da Presidência da República.
Planos para a Secretaria de Desenvolvimento
Ferraço, que além de vice-governador assumirá também a Secretaria de Desenvolvimento, afirmou ainda que os primeiros passos de sua gestão incluem a realização de um diagnóstico do Estado do ES. Para isso, sentará com todos os segmentos relacionados com o desenvolvimento do ES, incluindo as atividades tradicionais e também a nova economia. “Vamos revisitar esses arranjos econômicos para entender os principais gargalos e desafios que precisam ser superados para ganharmos maior competitividade e, eventualmente, alcançar novos mercados”, afirmou. “Essa conexão com todos os segmentos do setor produtivo será fundamental para juntos colocarmos o ES de pé, se desenvolvendo ainda mais e gerando maior impacto positivo na vida dos capixabas”, finalizou.
O 10º Encontro Folha Business acontecerá na próxima quinta-feira (08), a partir das 8 horas, no Cinemark, Shopping Vitória.
O tema deste encontro será: “Retrospectiva de 2022 e Perspectivas para 2023”, e contará com a presença de grandes lideranças políticas e empresariais locais e nacionais:
Entre os participantes estarão Mauro Mendes (Governador do Mato Grosso), Ricardo Ferraço (Vice-Governador Eleito do ES), Daniel Motta (Sócio do BTG Pactual), Raphael Ornellas (Economista-chefe da Navi Capital), Renan Chieppe (Presidente do Conselho do Grupo Águia Branca), Luiz Coutinho (Presidente do Grupo Coutinho) e Benjamin Baptista (Presidente do Conselho da ArcelorMittal).
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória