Prometida por Lula, correção integral da tabela do imposto de renda custaria R$ 184 bilhões
O Índice de Confiança do Empresário Industrial Capixaba (ICEI) atingiu 50,7 pontos ao aumentar 1,3 ponto na passagem de dezembro de 2022 para janeiro de 2023.
O indicador que analisa as condições atuais subiu 1,5 ponto e registrou 50,2 pontos, revelando melhora na percepção dos empresários sobre a situação atual dos negócios. Já o índice de expectativas marcou 51,0 pontos, um aumento de 1,3 ponto em relação a dezembro, indicando otimismo do industrial para os próximos 6 meses.
Como ambos indicadores tiveram resultados acima de 50,0 pontos, há a sinalização de que há uma maior taxa de confiança disseminada entre os empresários capixabas sobre a situação atual dos negócios, e expectativas positivas para os próximos 6 meses — em números superiores à média nacional.
Em janeiro de 2023, dois dos três indicadores de condições atuais aumentaram em comparação com dezembro. O empresário industrial capixaba se mostrou confiante com a própria empresa, uma vez que este indicador passou de 49,5 para 51,3 pontos. Por sua vez, os índices de condições atuais relativos à economia brasileira e o índice de condições atuais em relação à economia capixaba, permaneceram apontando para falta de confiança, ao registrarem 48,4 e 47,8 pontos, respectivamente.
Já em relação aos indicadores de expectativas, em janeiro de 2023 aumentaram o índice de expectativas para a própria empresa (+2,3 pontos), que registrou 53,9 pontos, indicando otimismo para o futuro próximo, e o índice de expectativas com a economia brasileira (+0,8 ponto), que marcou 44,1 pontos. Apesar da alta, o indicador sinaliza pessimismo para os próximos 6 meses porque permaneceu abaixo da linha divisória de 50,0 pontos. Também houve queda do índice de expectativas com a economia capixaba (-2,2 pontos), que marcou 46,7 pontos, refletindo em expectativas pessimistas para o futuro próximo.
Enquanto o empresário industrial capixaba teve uma melhora na confiança, os números nacionais caíram. O ICEI no Brasil apresentou queda de 2,2 pontos, passando de 50,8 para 48,6 pontos em janeiro de 2023. Ao se posicionar abaixo da linha divisória de 50,0 pontos, o índice aponta para queda de confiança dos empresários industriais brasileiros.
Iniciado em 2018, a média histórica do indicador no ES é de 54,4. O ponto mais baixo ocorreu entre março e maio de 2020, refletindo as incertezas geradas pelo período pandêmico e suas consequências. Em 2022 o indicador começou o ano em 55 pontos, cresceu até quase 65, mas desde setembro registrou queda, quando voltou a crescer neste último levantamento.
Perfil da amostra: Foram ouvidas 87 empresas no Espírito Santo, sendo 28 pequeno porte, 38 médio porte e 21 grande porte entre os dias 01 e 13 de janeiro de 2023.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) é um indicador mensal, elaborado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais e as expectativas para os próximos seis meses. As informações se referem à economia brasileira, à economia estadual e às próprias empresas.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória