5 temas quentes na política brasileira em maio
Acompanhar o desempenho dos políticos em quem se votou é um desafio para a maioria dos brasileiros. 66% deles nem sequer se lembram em quem votaram nas eleições de 2018, segundo pesquisa Quaest divulgada no ano passado a pedido do RenovaBR.
Para os que lembram, acompanhar as tomadas de decisões de centenas de sessões em plenário e nas 44 comissões permanentes da Câmara dos Deputados e Senado Federal não é tarefa nada simples. Dessa forma, a Ranking dos Políticos surgiu há 10 anos para avaliar a partir de um time de peso de conselheiros a atuação de senadores e deputados federais, os pontuando e classificando de acordo com os critérios de combate aos privilégios, desperdício e corrupção no poder público.
Isso inclui dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.
Em pesquisa divulgada pela Futura Inteligência em abril, a percepção dos brasileiros sobre a Câmara Federal e o Senado foram avaliados de forma “Regular” e com índices de “Ruim ou Péssimo” superiores ao “Ótimo ou Bom”. Mas, naturalmente, há desempenhos mais destacados dentro desse cenário.
Entre as votações mais importantes nestes primeiros 100 dias de legislatura, estão o PDL do Saneamento Básico, que foi aprovado e susta os efeitos de decretos do Governo Lula que alteravam substancialmente o Marco do Saneamento, o Requerimento de urgência da PL das Fake News, que foi aprovado, e o Requerimento de urgência do Novo Mais Médicos, também aprovado. A pontuação vai de uma escala de 0 até 10, e leva em conta todos os 594 congressistas.
Os 10 melhores Deputados Federais:
1. Adriana Ventura (Novo/SP) – 8,51
2. Alex Manente (Cidadania/SP) – 8,46
3. Marco Bertaiolli (PSD/SP) – 8,46
4. Joaquim Passarinho (PL/PA) – 8,35
5. Arnaldo Jardim (Cidadania/SP) – 8,33
5. Gilson Marques (Novo/SC) – 8,33
5. Daniel Trzeciak (PSDB/RS) – 8,33
5. Deltan Dallagnol (Podemos/PR) – 8,33
9. Lucas Redecker (PSDB/RS) – 8,31
9. Marcel van Hattem (Novo/RS) – 8,31
Os 10 melhores senadores federais
1. Efraim Filho (União/PB) – 8,60
2. Tereza Cristina (PP/MS) – 8,46
2. Eduardo Girão (Novo/CE) – 8,46
2. Oriovisto Guimarães (Podemos/PR) – 8,46
5. Laércio Oliveira (PP/SE) – 8,45
6. Mecias de Jesus (Republicanos/RR) – 8,44
7. Carlos Portinho (PL/RJ) – 8,43
8. Wellington Fagundes (PL/MT) – 8,39
9. Sérgio Moro (União/PR) – 8,34
10. Esperidião Amin (PP/SC) – 8,31
“O Ranking dos Políticos nasceu com o propósito de ser um Raio-x do Congresso Nacional, avaliando de forma fidedigna os nossos parlamentares, proporcionando transparência para a população brasileira sobre as atividades de nossos políticos”, explica o cientista político Juan Carlos Gonçalves, que é Diretor Geral da Ranking dos Políticos.
A instituição possui 26 conselheiros dos mais variados espectros da iniciativa privada, do setor público e da sociedade civil, incluindo pensamentos políticos e ideológicos diferentes.
Entre os conselheiros estão nomes de peso como Gustavo Franco (economista e ex-presidente do Banco Central), Paulo Roberto de Almeida (ex-embaixador da República), Cristina Junqueira (CEO da Nubank), Tiago Reis (fundador da Suno Investimentos) e Taiza Amaro Krueder (CEO da Rede Clara Resorts).
Para um projeto ser caracterizado como positivo é necessário haver 75% de aprovação do conselho a respeito da matéria.
Ele conta também ser comum lideranças no Congresso procurarem a equipe da instituição a respeito de insumos para votações em determinados projetos, além de mecanismos mais eficientes para utilização da cota parlamentar e de como ter um gabinete mais eficiente”, afirma. Para auxiliar nesse processo, atualmente há uma equipe com quase 20 profissionais que integram o Ranking dos Políticos.
Entre as principais pautas defendidas pela organização estão, segundo Juan Carlos, uma Reforma Tributária que desburocratize a vida dos empreendedores, o Fim do Foro Privilegiado e a aprovação do Código de Defesa do Pagador de Impostos.
“Os resultados do projeto são impressionantes: em 2022, mais de 20 milhões de brasileiros acessaram nosso site para analisar o desempenho dos parlamentares, ajudando também a definir seu voto”, comemora.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória