Set 2023
21
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Set 2023
21
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

O que revelou a pesquisa do Ranking dos Políticos

A maioria dos deputados federais (72,1%) e dois terços dos senadores não acreditam que o governo Lula conseguirá alcançá-la. Contudo, quando se olham os dados segmentados, observa-se que o otimismo vem somente nos parlamentares de esquerda na Câmara e no Senado.

No Senado, 75% dos parlamentares de esquerda acreditam que será cumprido. Nenhum da direita e somente um terço dos senadores de centro. Já na Câmara, 72% dos parlamentares de partidos de esquerda, 13% do centro e somente 5% na direita.

Apesar do otimismo da esquerda no cumprimento do déficit (ou seria uma torcida?), eles também acreditam que o Congresso deveria flexibilizar a meta fiscal de 2024 ao votar o Orçamento. Quase 60% dos senadores e dos deputados federais acreditam que a meta não deveria ser flexibilizada. Mas 100% dos senadores de esquerda e 78% dos deputados de esquerda acreditam que sim.

A conclusão é que, embora os parlamentares de partidos de esquerda expressem otimismo quanto ao cumprimento da meta fiscal, os resultados indicam que a base de Lula fará esforços para flexibilizá-la.

Acaso não se alcance a meta do déficit zero, há implicações relacionadas à dívida pública e às expectativas dos agentes econômicos, mas também implicações políticas: a depender do resultado primário, haverá obrigatoriamente contingenciamento orçamentário em ano de eleições municipais, o que pode desagradar aliados do governo que farão campanha. É isso que Haddad busca evitar, mesmo sem a confiança da maioria dos parlamentares.

Metodologia

A pesquisa foi realizada utilizando um questionário estruturado, aplicado a um total de 104 deputados federais representando 21 diferentes partidos, bem como 22 senadores provenientes de 13 partidos diversos, respeitando o critério da proporcionalidade partidária. A coleta de dados foi realizada por entrevistadores capacitados pela equipe do Ranking dos Políticos, comigo sendo o coordenador do levantamento. As entrevistas foram realizadas durante os dias 12 e 13 de setembro de 2023.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas