O exemplo do Espírito Santo que o Governo Federal deveria seguir
Criminalidade, tráfico de drogas e corrupção são os maiores problemas do país, com 56% dos brasileiros. Foi o que mostrou pesquisa da Atlas Intel.
O combate à pobreza, o desemprego e a desigualdade social vem em seguida, com 22,5%. Economia e inflação (19,5%) e o funcionamento do judiciário 18,5%
É a primeira vez na série histórica das pesquisas Atlas que a preocupação com a criminalidade e o tráfico de drogas superam como o maior problema enfrentado pelo Brasil, na frente da corrupção e de temas econômicos (pobreza, desemprego, inflação).
Me siga também nas redes sociais:
Segundo a pesquisa Atlas, o aumento de preocupação com esses temas ocorreu a partir do governo Lula, no início de 2023, e teve maior aumento a partir de uma série de crimes que ocorreram no Nordeste e no Sudeste, como os confrontos policiais com o crime organizado na Bahia.
Também na pesquisa Atlas, foi questionado aos respondentes a avaliação entre o Governo Lula e o Governo Bolsonaro em relação a determinadas áreas. E a segurança pública é a única área em que o atual governo possui uma percepção inferior ao de seu antecessor.
Um dos fatores que contribuem para a queda de preocupação com o tema econômico é a recuperação da economia, iniciada desde o auge da pandemia do Covid-19 e a retomada de empregos formais.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), tem sido muito criticado em meio à onda de violência na Bahia, que já deixou 68 mortos, e à crise na segurança pública no Rio de Janeiro. Em resposta, na semana passada houve o lançamento do Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas.
O plano prevê investimento de R$ 900 milhões e será implementado de forma gradual até 2026. Terá 5 eixos de atuação:
Apesar de apontado por alguns especialistas como na direção correta, o plano foi criticado por ser considerado genérico e não ter sido anunciado como será feito a execução. Os detalhes serão apresentados somente em 60 dias, o que sugere que a política tenha sido desenhada e apresentada de forma acelerada para dar uma resposta à sociedade.
Nesta terça-feira, Dino participará de audiência pública na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. Há 19 requerimentos pedindo a convocação do ministro, todos apresentados por deputados de oposição ao governo federal. Eles tratam de assuntos diversos, desde esclarecimentos sobre declarações do ministro à distribuição do orçamento da pasta.
A resposta de Dino e o plano de segurança do Ministério serão essenciais para a temática não se tornar um vespeiro no Governo Lula.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória