Dez 2023
31
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Dez 2023
31
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Os melhores parlamentares, segundo o levantamento

Segundo o levantamento, os melhores parlamentares do Senado incluem 4 senadores do PP, além de PL, 3; Podemos, 1; Novo, 1; e o União Brasil, 1.

Senado Federal

1- Efraim Filho (União/PB) – 8,99
2- Laércio Oliveira (PP/SE) – 8,79
3- Eduardo Girão (Novo/CE) – 8,36
4- Ciro Nogueira (PP/PI) – 8,20
5- Carlos Portinho (PL/RJ) – 8,01
6- Tereza Cristina (PP/MS) – 7,93
7. Styvenson Valentim (Podemos/RN) – 7,90
8- Rogério Marinho (PL/RN) – 7,80
9- Jorge Seif (PL/SC) – 7,77
10- Esperidião Amin (PP/SC) – 7,68

Já na relação dos 10 primeiros na Câmara dos Deputados, o União Brasil e o PSDB registraram três parlamentares; o Cidadania, 2; e o Novo e o PP, 1:

Câmara dos Deputados:

1- Adriana Ventura (Novo/SP) – 8,90
2- Alex Manente (Cidadania/SP) – 8,75
3- Daniel Trzeciak (PSDB/RS) – 8,57
4- Lucas Redecker (PSDB/RS) – 8,55
5- Evair Vieira de Melo (PP/ES) – 8,38
6- Mendonça Filho (União/PE) – 8,37
7-Paulo Alexandre Barbosa (PSDB/SP) – 8,37
8-Rosângela Moro (União/SP) – 8,32
9- Dayany Bittencourt (União/CE) – 7,95
10-Any Ortiz (Cidadania/RS) – 7,90

Os parlamentares com nota superior a 7, em escala que vai até 10, integram a lista Excelência Parlamentar 2023 e foram premiados pelo Ranking dos Políticos. Ao todo serão 116 congressistas com o trabalho premiado, sendo 79 deputados federais e 37 senadores da República.

Houve parlamentares premiados de todos os estados, com 14 partidos diferentes tendo congressistas premiados. O PL é o partido com o maior número de parlamentares,  com 51, seguido pelo União Brasil (11), PP (8), Podemos (8),  PSDB (7) e Republicanos (7).

Por fim, o estado que possui o maior número de lideranças é São  Paulo, com 20 congressistas, seguido por Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul (13) e Santa Catarina (9). O reconhecimento público da instituição ocorre desde 2016 e é uma forma de contribuir com o reconhecimento dos parlamentares que prestam bons serviços ao parlamento.

É possível conferir a relação completa dos integrantes da Excelência Parlamentar 2023 neste link.

Mecanismo de maior eficiência do parlamento

“O Ranking é uma ferramenta de transformação do parlamento. É uma mola propulsora de eficiência do trato público”, explica o cientista político Juan Carlos Gonçalves, que é Diretor-geral do Ranking dos Políticos.

“Os resultados são nítidos: hoje, há líderes importantes no Congresso que nos procuram para saber como votar algumas das principais propostas e como ter um uso de verba de gabinete mais eficiente”, afirma.

As orientações da organização seguem de acordo com os pareceres de um Conselho de Leis, composto por 30 membros de diversos setores – incluindo nomes de ex-Ministros que presidiram o STF, ex-presidentes do Banco Central, ex-parlamentares e ex-Ministros de Estado. Para acompanhar um projeto de lei, a equipe de relações governamentais envia a matéria com as principais mudanças, pontos positivos e pontos negativos para eles. Assim, os conselheiros deliberam entre si e decidem se a organização irá ou não acompanhar e pontuar o projeto. Para um projeto ser caracterizado como positivo é preciso 75% de consenso.

Sobre o Ranking dos Políticos

Fundado em 2011, em Brasília, o Ranking dos Políticos tem como propósito trazer transparência para o desempenho e performance dos representantes no Congresso Nacional, de forma independente e crítica. A pontuação atribuída aos políticos no ranking é determinada estritamente com base em sua atuação, com critérios bem definidos que incluem antidesperdício, anticorrupção e antiprivilégios.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas