O que você precisa saber sobre a regulamentação da reforma tributária
A percepção dos eleitores sobre a qualidade de zeladoria dos prefeitos será fundamental nas eleições municipais de 2024. No entanto, em um mundo de demandas infinitas, há algumas áreas que se destacam nas preocupações dos eleitores brasileiros. É o que revela os números elencados pela pesquisa da Futura Inteligência a respeito das principais prioridades apontadas pelos brasileiros.
A pesquisa questionou qual deveria ser a maior preocupação do Presidente da República, o que pode representar um paralelo em alguns aspectos para os candidatos ao pleito municipal.
Saúde
A saúde continua sendo a maior preocupação da população, com 33,8% dos entrevistados indicando que este deveria ser o foco principal da presidência da República. Porém, trata-se de uma atribuição em especial de competência dos Estados e municípios. Nesse aspecto, candidatos ao pleito municipal podem buscar propostas a partir da melhoria dos serviços de saúde pública, a ampliação do acesso a hospitais e postos de saúde, bem como a garantia de atendimento de qualidade.
Educação
A educação é apontada como a segunda maior fonte de preocupação, com 23,9% dos entrevistados destacando-a como a área mais importante. Em âmbito federal, o Congresso Nacional aprovou projeto do Novo Ensino Médio, sob a liderança do deputado federal Mendonça Filho (União/PE), mas em consonância a premissas defendidas pelo Governo Lula.
Em âmbito municipal, os eleitores desejam ver investimentos em infraestrutura escolar, qualificação de professores e programas que melhorem a qualidade do ensino. A criação de mais vagas em instituições de ensino também é um tema recorrente, e a construção de creches pode ser um grande fator eleitoral, pois permite que mães retornem ao mercado de trabalho.
Desemprego
Embora o desemprego esteja na mínima histórica desde 2014, o tema ainda é fonte de preocupação dos brasileiros. Houve uma leve queda na comparação com pesquisas anteriores realizadas pela Futura, mas ainda é citada por 12,7% dos entrevistados. Nesse aspecto, os prefeitos podem incentivar a criação de empregos, apoio ao empreendedorismo local e programas de capacitação profissional.
Segurança
A segurança pública permanece como uma grande preocupação, mencionada por 10,2% dos entrevistados. Entre as principais medidas que governantes invistam em policiamento ostensivo, melhorias na iluminação pública e iniciativas de prevenção ao crime.
A pesquisa foi realizada pela Futura Inteligência. A amostra foi do tipo não probabilística e contemplou 1.000 entrevistas, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas entre os dias 18 e 21 de junho de 2024, por meio de técnica de abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador), respeitando os critérios de aleatoriedade e das proporções populacionais, de sexo, idade e estado de moradia, tendo como unidade respondente a população do Brasil com idade superior a 16 anos
Calendário eleitoral
Uma das datas mais importantes do Calendário Eleitoral é o dia 20 de julho, quando começam as convenções partidárias, que se estendem até 5 de agosto. Neste período, os partidos políticos escolhem seus candidatos. As propagandas intrapartidárias, liberadas desde 5 de julho, continuam até 4 de agosto. Este tipo de propaganda, direcionada aos filiados e correligionários, é usada para divulgar os pré-candidatos a prefeitos e vereadores, sendo uma comunicação interna dos partidos.
Para realizar as convenções, os partidos podem solicitar a cessão de prédios públicos ou alugar espaços, onde a propaganda intrapartidária também pode ocorrer, incluindo seus arredores. Outra data importante é 26 de julho, prazo final para a publicação do edital com os nomes das pessoas que comporão as juntas eleitorais para o primeiro e eventual segundo turno. O presidente da junta apuradora é o juiz da zona eleitoral, e os demais integrantes geralmente são servidores públicos convocados, similar ao processo de convocação dos mesários.
Em 15 de agosto, ocorre outro momento crucial do Calendário Eleitoral, que é o prazo final para a apresentação dos registros de candidaturas.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória