Com prêmio de R$ 400 mil, 1º reality de negócios do ES estreia com inovação e criatividade na TV Vitória
Thamiris Guidoni
Com inovação e muita criatividade, estreia no dia 7 de novembro, na TV Vitória/ RecordTV, o primeiro reality show de negócios do Espírito Santo. A startup vencedora receberá um investimento de até R$ 300 mil para dar aquele UP no empreendimento e R$ 100 mil em mídia.
O Espírito Startups chega à TV dos capixabas com o objetivo de além inspirar, apoiar e investir na diversificação da matriz econômica do estado. E aqueles que pensam além do óbvio vão se dar bem!
Para impulsionar esse objetivo, foram construídas uma identidade visual e linguagem criativa capazes de elevar o formato que, por si só, já é atrativo e chama atenção de quem está do outro lado da tela.
E se é para ser um verdadeiro sucesso, que seja desde a criação da campanha e comunicação visual do reality.
“No conceito principal do Espírito Startups, “Start no desafio: a inovação começa agora.”, temos várias camadas que auxiliam a apresentar o reality show e instigar a participação e o interesse do público”, conta Bruno Weigert, CEO da Fire Comunicação, responsável por deixar o projeto ainda mais incrível.
Durante o programa, que vai apoiar e investir em quem está inovando na prática, muita competição e o enxergar além do que já é visto pela maioria.
“Em ‘Start no desafio’, damos foco para a competição, o que gera curiosidade. Além disso, o “start” é o início, o pontapé – e é exatamente o que o programa representa: a chance de olhar para o novo, em busca de soluções diferentes”.
Para Weigert, um projeto ‘ganha vida’ quando ideias são exploradas, analisadas e colocadas em prática para chamar atenção do público.
“Para a campanha, colocamos ‘a inovação começa agora’, contextualizamos o assunto e reforçamos a busca do reality: uma empresa capaz de melhorar a nossa relação com algum serviço ou produto. Por fim, com o “começa agora”, damos um senso de urgência em uma chamada atrativa, sempre no presente”.
Significado da ampulheta
Muitos amam saber os significados de determinado ícone, objeto, frase… Enfim, daquilo que faz com que seja voltada a atenção para o que está sendo visto naquele momento. E com o símbolo-chave do Espírito Startups não foi diferente ao se pensar em cada detalhe.
Para Ricardo Frizera, que está no comando da apresentação do programa, a identidade visual conta muito e o símbolo da ampulheta tem um significado moderno e atrativo.
“Essa identidade visual representa esse mundo incerto, volátil e ambíguo que vivemos, que é o mundo da startups, da inovação e da tecnologia, em que tudo muda o tempo todo. E a ampulheta mostra essa questão do tempo, do dinamismo e da inovação. Você precisa estar antenado e ser muito rápido. Como a gente diz o mercado: pivotar, que é conseguir mudar de caminho muito rápido porque os negócios mudam muito. E o símbolo da ampulheta mostra esse dinamismo da inovação.”
A ampulheta também se parece com um X, que no reality show representa a disputa entre as startups. Fora isso, há a presença de setas no logotipo, que apontam as direções, simbolizando o papel dos jurados.
“No visual, o símbolo escolhido foi o da ampulheta, que possui múltiplos significados. O ícone dialoga com a noção de futuro e é um lembrete para aproveitar bem cada oportunidade, afinal, o tempo passa rápido. Isso diz muito sobre a experiência de participar do Espírito Startups, que exige inteligência, proatividade e timing certo”, ressalta Weigert.
“O projeto aborda a inovação de uma forma acessível e se relaciona com todos os pilares do Espírito Startups…”
Para a identidade visual do reality, cada detalhe foi pensado estrategicamente.
“Nas cores, temos o verde e o azul bem vibrantes para motivar o clima do programa: alegre, pulsante, vivo, moderno. A combinação garante um ar tecnológico e, com bastante luminosidade, a marca ganha destaque nas vinhetas e demais peças de divulgação”.
Sobre o Espírito Startups
É inovação que esperam? Com objetivo de ouvir, além de apoiar e investir nos que realmente estão inovando e dando aquele passo à frente, o reality vai reunir apresentações de startups capixabas com feedbacks de jurados e empresários experientes no mercado.
Para dar o aval, um time de peso e com muita credibilidade fará parte do programa. Estão confirmados o empresário Marcus Buaiz, a investidora Simone Chieppe, o empreendedor Rogério Salume, a executiva Tayana Dantas e Antonio Luiz Toledo, do Base27.
Em quatro capítulos, exibidos em novembro na TV Vitória/ RecordTV, com transmissão pelo Jornal On-line Folha Vitória e pelo Instagram Reels do @folhabusiness, @espiritostartups, @ricardofrizera e dos jurados @marcusbuaiz, @simonechieppe, @rogeriosalume, @antonioluiztoledo e @tay.ldantas, a startup vencedora receberá um investimento de até R$ 300 mil.
Fique atento porque em breve poderá acompanhar o 1º reality de negócios do Espírito Santo, que chega com força total para inspirar e fazer você, que está em casa, pensar em como inovar e dar o pontapé que falta para alavancar seu negócio.