Espírito Startups: conheça a equipe por trás das câmeras que faz o reality acontecer
Thamiris Guidoni
Uma baita produção e muita dedicação para a 2ª temporada do 1º reality show de negócios do Espírito Santo. E como tudo no programa, que tem a grande final marcada para este sábado (30), logo depois do Balanço Geral, às 14 horas, na TV Vitória/ RecordTV, a produtora responsável pela parte técnica também pensou adiante e em inovação para atrair o público.
Acompanhe o Espírito Startups no Instagram!
Trabalhando no mercado audiovisual e atendendo grandes clientes do estado, a produtora On Filmes preza pelo bom atendimento, mas além disso, pelo novo e moderno.
“Para esta temporada, nenhuma técnica nova foi usada em relação ao ano passado. Nosso objetivo era reproduzir a mesma qualidade e consistência com a qual produzimos na primeira com os acréscimos do quadro da Lara. Foram 18 profissionais em set e mais seis editores na base, além da Joyce Castello na reformulação do cenário para se adaptar a nova temporada. Fizemos alterações pontuais que deram nova vida a proposta de cenário ao programa”, disse Yuri Barichivich, sócio da produtora.
>> Espírito Startups: relembre quais são as empresas que disputam prêmio de R$ 500 mil no próximo sábado na TV Vitória <<
Barichivich atua com fotografia e imagens há mais de 11 no mercado de publicidade e audiovisual no Espírito Santo. Formado em jornalismo e publicidade pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), junto com Gustavo Lirio, ele está no comando da produtora On Filmes há cinco anos.
“Nosso principal papel é zelar pela qualidade da produção, pela entrega e pelo padrão nacional que imprimimos nesse reality inovador. Além de contribuirmos com o planejamento geral e com ideias para o programa. A On tem muito orgulho de fazer parte desse projeto inovador e único no Espírito Santo”.
Barichivich acredita no sucesso absoluto de uma produção quando as equipes trabalham em conjunto e como um time.
“Acredito que a união entre a TV Vitória, a Apex e a On é primordial para o sucesso, cada um colaborando com sua parte na produção e entrega de um material dessa qualidade, sendo sucesso de público e audiência em um estado que não possui nada similar ao Espírito Startups”.
ON FILMES
Instagram: @on_filmes / @gustavohlirio / @Yuri Barichivich
Contato para orçamento: (27) 9 9942-6787
DIREÇÃO DE SUCESSO
“É preciso ter jogo de cintura pra equilibrar a direção prestando atenção a cada detalhe, deixando os competidores e jurados à vontade, mas respeitando as regras do jogo”.
Como todo programa de credibilidade e sucesso, é preciso ter alguém que esteja na linha de frente! Orientando e dirigindo a equipe do 1º reality de negócios do Espírito Santo, o Espírito Startups, ela, que é jornalista há 20 anos, emana amor pela profissão.Aline Proença, que tem passagens pelas principais emissoras do Brasil e faz parte do time da Rede Vitória, carrega na bagagem anos de dedicação e paixão pelo jornalismo, e agora, dirige o Espírito Startups.
“A direção de um reality (e ainda mais reality de negócios) é um desafio instigante porque mexe com algo que não fazemos no jornalismo diário: infotenimento. É muito diferente lidar com uma competição em que as emoções estão à flor da pele. No jornalismo diário nosso foco é apenas na informação e de maneira neutra.”
Com objetivo de ouvir, além de apoiar e investir nos que realmente estão inovando e dando aquele passo à frente, o reality reúne apresentações de startups capixabas com feedbacks de jurados e empresários experientes no mercado. A palavra de ordem? INOVAÇÃO!
“Foram mais de 40 profissionais envolvidos somente nos dias de gravação. O programa é uma lição em vários sentidos: aula de como apresentar uma ideia, de como falar em público, de negócios e de como é empreender na vida real. O Espírito Santo é um estado riquíssimo, não só em belezas naturais, mas oportunidades, e o Espírito Startups passa justamente essa dimensão ao público.”
O MAIS COBIÇADO
Que a ‘briga’ pelo prêmio de meio milhão de reais, sendo R$ 300 mil em investimentos e R$ 200 mil em divulgação, está acirradíssima, todo mundo já sabe. Mas além do dinheiro, os participantes estão de olho naquele que lembrará todos os dias da vitória ao vencer a 2ª temporada do Espírito Startups: o troféu!
“Para o Espírito Startups eu quis trabalhar com o acrílico espelhado prata e com o acrílico branco brilhante para poder dar um efeito e valorizar a marca do evento em si. A base de madeira que usados foi uma de reflorestamento. Todo o projeto precisa ter uma ideia e que ele tenha um deslumbre’, contou Hugo Siman Madeira, responsável pela HSiman Design.
A HSDesign está no mercado há mais de 2 anos para atender várias demandas e tipos de clientes.
“Trabalhei 12 anos em uma empresa de marcenaria e sempre fui designer. Comecei na empresa como estagiário e projetista. Percebi que o mercado precisava dessa demanda, criações e desses tipos de peças e desse atendimento personalizado para o cliente. A empresa, além de troféu, faz logo, tábuas de carne, peças em madeira maciça e vários outros pedidos”.
HSDESIGN
Instagram: @hsimandesign
Contato: 27 9 9297-9279
E-mail: [email protected]
CENÁRIO QUE ESTIMULA A CRIATIVIDADE
Desde a ideia de promover o programa aos detalhes do cenário foram pensados com um objetivo. Para passar exatamente a imagem do reality para o público de casa, Joyce Castello, que trabalha com direção de arte com cenografia, especialmente com projetos de cinema e publicidade, estudou cada ponto para criar o projeto do cenário do estúdio.
Esse projeto foi pensado a partir de uma conversa com os idealizadores do programa. No momento em que começou a criar essa cenografia na 1ª temporada, o que a equipe tinha era o logo do reality, então a partir das cores, eles sabiam a importância de trabalhar essa identidade visual criada pela agência. O importante foi trazer elementos que e espaços de inovação como escritórios e hubs de inovação.
A proposta do cenário foi feita e apresentada de acordo com a ideia do programa de surpreender quem acompanha cada momento do reality.
JOYCE CASTELLO
Instagram: @joycecastello
www.behance.net/joycecastello
SIGNIFICADO DA AMPULHETA
Muitos amam saber os significados de determinado ícone, objeto, frase… Enfim, daquilo que faz com que seja voltada a atenção para o que está sendo visto naquele momento. E com o símbolo-chave do Espírito Startups não foi diferente ao se pensar em cada detalhe.
A ampulheta também se parece com um X, que no reality show representa a disputa entre as startups. Fora isso, há a presença de setas no logotipo, que apontam as direções, simbolizando o papel dos jurados.
“No visual, o símbolo escolhido foi o da ampulheta, que possui múltiplos significados. O ícone dialoga com a noção de futuro e é um lembrete para aproveitar bem cada oportunidade, afinal, o tempo passa rápido. Isso diz muito sobre a experiência de participar do Espírito Startups, que exige inteligência, proatividade e timing certo”, ressalta Weigert.
“O projeto aborda a inovação de uma forma acessível e se relaciona com todos os pilares do Espírito Startups…”
Para a identidade visual do reality, cada detalhe foi pensado estrategicamente desde a 1ª temporada.
“Nas cores, temos o verde e o azul bem vibrantes para motivar o clima do programa: alegre, pulsante, vivo, moderno. A combinação garante um ar tecnológico e, com bastante luminosidade, a marca ganha destaque nas vinhetas e demais peças de divulgação”.
ENTENDA A DINÂMICA DO PROGRAMA
A dinâmica da 2ª temporada do Espírito Startups está sendo parecida com a da primeira. A cada episódio, três startups capixabas apresentam os modelos de negócio por meio de falas rápidas, as chamadas pitches.
A cada episódio, as empresas passam por mentorias com executivos de empresas selecionadas e em seguida, os jurados avaliam qual delas apresentou o melhor modelo de negócio e tem o maior potencial de crescimento. A que for consenso, segue para a final, que acontece no quarto episódio.
Na grande final, as startups passarão por mais duas mentorias e farão um pitch final. Em seguida, os jurados vão escolher a vencedora, que vai levar o prêmio de R$ 500 mil para impulsionar o crescimento e visibilidade.
AS REGRAS DO REALITY
Cada startup tem, no máximo, 3 minutos para apresentar o negócio. Em seguida, os jurados fazem perguntas aos competidores. Das três empresas, apenas uma é selecionada por programa. No último e quarto episódio, as finalistas disputam a vaga de campeã, que fatura o prêmio de meio milhão de reais
O QUE É UMA STARTUP?
A palavra startup vem do inglês. São empresas de base tecnológica. Esse tipo de companhia busca inovar em diversos ramos de atividade e procura um modelo de negócio escalável, ou seja, que possa crescer rapidamente de forma saudável.
O Espírito Santo tem mais de 200 startups. Todas passaram pela avaliação técnica do comitê do reality, que analisou fatores como impacto social, diversidade, potencial de crescimento, perfil dos fundadores e capacidade de viralização na mídia.
MENTORIA
E para dar um gás nos projetos das startups, durante todo o programa os empreendedores pegaram dicas valiosas com equipes de grandes empresas do Espírito Santo.
A grande final da 2ª temporada do Espírito Startups está chegando, e na disputa pelo prêmio de R$ 500 mil, Maya Tecsaúde, uDNA e PJMEI. O último episódio do programa vai ao ar na TV Vitória/RecordTV no próximo sábado, dia 30, a partir das 14 horas logo depois do Balanço Geral.