Espírito Startups: empresa do ES dá nova “cara” para reality e deixa identidade visual moderna e atraente

Thamiris Guidoni

O que seria de um programa de sucesso sem uma identidade marcante e única? O Espírito Startups, 1º reality de negócios do estado, encerrou mais uma temporada de sucesso na tela da TV Vitória/ RecordTV.  Em uma final super emocionante, a grande campeã, a Converta, levou um prêmio de meio milhão de reais pra casa.

O valor foi dividido da seguinte forma: R$ 100 mil em investimento, R$ 200 mil em aproveitamento de mídia nos veículos da Rede Vitória e R$ 200 mil em consultoria do Hugb, o hub de inovação do Grupo Buaiz.

Leia também: Espírito Startups: Converta vencedora, mentorias e muito mais. Relembre o que aconteceu no reality

E para deixar o programa ainda mais especial, cada detalhe foi pensado com muito carinho, e com o objetivo de deixar o reality pra história.

A FIRE é uma agência de marketing do Espírito Santo que preza algo muito importante: pessoas. E pensando nisso, a empresa deu uma nova roupagem para a 3ª temporada do programa, deixando a identidade visual do projeto mais moderna e atraente.

“No rebrand, para uma melhor usabilidade, ajustamos o logo pro estilo flat. Já na paleta, além do azul e do verde presentes na marca, pensamos em novas cores vibrantes e modernas, que harmonizam entre si. O rosa, roxo, cinza, preto e outros três tons de azul entraram na nova paleta de cores”, conta Mariana Capaz, Diretora de Arte da Fire e responsável pelo projeto.

Gente que ama o que faz e, desde 2002, compartilha sentimento, espalha intensidade, tem uma paixão incontrolável por sair do lugar comum. Assim é a Fire, e o que passa adiante nos projetos, e para o Espírito Startups não tinha como ser de outro jeito.

“Fizemos um estudo de elementos visuais inspirados no símbolo principal do logo e criamos padrões e linhas geométricas que transmitem a sensação de movimento e progresso. Usamos um gradiente com a mistura das cores, adicionando mais um elemento criativo pra transmitir o tom inovador que é o programa Espírito Startups”, reforça Mariana.

Muitos amam saber os significados de determinado ícone, objeto, frase… Enfim, daquilo que faz com que seja voltada a atenção para o que está sendo visto naquele momento. E com o símbolo-chave do Espírito Startups não foi diferente ao pensar em cada detalhe.

“Fazer parte da criação da nova identidade visual de um projeto inovador como esse no nosso Estado, é motivo de muito orgulho”.

A AMPULHETA

Rodrigo Pegoretti, diretor de criação da Fire

A ampulheta se parece com um X, que no reality show, representa a disputa entre as startups. Fora isso, há a presença de setas no logotipo, que apontam as direções, simbolizando o papel dos jurados.

“É um grande orgulho participar ativamente de um programa inovador, que traz sempre referências no segmento para o Espírito Santo. Para este ano, buscamos dar mais vida e movimento à identidade do programa”, contou Rodrigo Pegoretti, diretor de criação da Fire.

Para a identidade visual do reality, cada detalhe foi pensado estrategicamente.

“Exploramos uma paleta de cores diversificada, com tons vibrantes, gradiente e novos símbolos e grafismos, sem nunca perder o principal elemento do programa, que é a ampulheta. Uma nova roupagem para um conteúdo que também não para de inovar e impulsionar o empreendedorismo capixaba”.

MENTORIAS PARA AS STARTUPS

Assim como nas temporadas anteriores, nesta edição, as startups passaram por mentorias com executivos e empresários capixabas experientes. Durante essas mentorias, as empresas receberam orientações e vão poder tirar  dúvidas sobre os modelos de negócio.

Para alavancar ainda mais os empreendimentos, as empresas que fizeram as mentorias estão ligadas a vários segmentos: ArcelorMittal (uma das maiores indústrias do Brasil), GlobalSys e VipRede (que são referências em tecnologia no Espírito Santo), Rhopen (consultoria de recursos humanos), UVV (educação) e Sicoob ES (serviços financeiros).

Demais né?!

A grande final do reality Espírito Startups foi transmitida pela TV Vitória/RecordTV: