Com prêmio de meio milhão de reais, 1º reality de negócios do ES estreia nova temporada na TV Vitória neste sábado
Thamiris Guidoni
Luz, câmera, inovação! 🎥
Estreia neste sábado, dia 15 de julho, na TV Vitória/ RecordTV, a 3ª temporada do primeiro reality show de negócios do Espírito Santo: o Espírito Startups. A grande vencedora do programa receberá um investimento de R$ 500 mil para dar aquele UP no empreendimento. O 1º episódio da nova temporada começa às 14 horas, logo depois do Balanço Geral.
ACOMPANHE TUDO SOBRE O REALITY NO INSTAGRAM
Com apresentação de Ricardo Frizera e participação da humorista capixaba Lara Santana, o Espírito Startups chega à TV dos capixabas com o objetivo de além inspirar, apoiar e investir na diversificação da matriz econômica do estado.
“O reality foi criado com o objetivo de modernizar a economia do Espírito Santo. E como tudo o que a gente faz, o objetivo é ter um impacto prático na economia e transformar a sociedade. Estamos trazendo um tema de inovação e tecnologia, que é importante pra gente diversificar a matriz econômica do estado”, ressaltou Frizera.
Para competir e disputar o prêmio de meio milhão de reais, as empresas selecionadas foram escolhidas entre mais de 300 nomes mapeados por várias instituições do ecossistema de inovação capixaba. Nas duas primeiras edições, o reality deu R$ 900 mil em prêmios e para esta edição, vai chegar a R$ 1,4 milhão!
É inovação que esperam? Com objetivo de ouvir, além de apoiar e investir nos que realmente estão inovando e dando aquele passo à frente, o reality vai reunir apresentações de startups capixabas com feedbacks de jurados e empresários experientes no mercado.
A cada episódio, participam da disputa três startups, que farão pitches (são apresentações objetivas das empresas) de 3 minutos e responderão às perguntas dos jurados. Depois disso, a banca vai decidir qual das três startups passará para a grande final.
E aqueles que pensam além do óbvio vão se dar muito bem nessa empreitada! Estão preparados pra acompanhar essa turma que pensa “fora da caixa”?
NOVA TEMPORADA, NOVOS JURADOS
Para a 3ª temporada do programa, na banca de jurados, serão três nomes fixos e sete rotativos ao longo do reality. Referências quando falamos sobre empreendedorismo, os jurados têm experiência com startups e também em como lidar com grandes empresas que movimentam bilhões de reais em faturamento.
Rogério Salume (jurado fixo) – Fundada por Rogério Salume, a Wine contribuiu para posicionar o Espírito Santo no cenário nacional de empreendedorismo e inovação. Em 2022, a empresa faturou R$ 730 milhões. Hoje, Salume, que é veterano no Espírito Startups, também atua como conselheiro independente de grandes empresas, é empreendedor serial e presidente do Vale da Moqueca.
Antonia Chieppe (jurada fixa) – Chieppe é head de relações com investidores da \, plataforma de investimentos e soluções financeiras que tem como objetivo se tornar o banco de investimentos dos mercados regionais brasileiros. Ela estreia como jurada fixa nesta edição. Hoje, a Apex tem presença no Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina, com mais de R$ 5 bilhões de ativos sob cuidado.
Rodrigo Miranda (jurado fixo) – Fundador das startups Zaitt, de mercados autônomos, e Shipp (atual Americanas Delivery), duas empresas capixabas de grande repercussão nacional, Rodrigo Miranda será jurado fixo nesta temporada do Espírito Startups. Além de ser investidor investidor, é empreendedor em vários segmentos, consultor de negócios e presidente do conselho da SAF da equipe capixaba de futebol Rio Branco, onde comandará um cronograma de investimentos de R$ 50 milhões.
Além dos três jurados fixos, grandes nomes farão parte da banca na 3ª temporada do programa. São eles:
Alecsandro Casassi – Superintendente de operações e negócios do Sicoob ES, Casassi será um dos jurados rotativos. A instituição financeira cooperativa apoia projetos de inovação por meio do Ângulo Hub, o hub de inovação. Em 2022, teve um resultado de R$ 873 milhões e, nos últimos cinco anos, distribuiu mais de R$ 1 bilhão para os associados.
Jefferson Cabral – Diretor-executivo do UVV Highline, a escola premium de educação corporativa e executiva da Universidade Vila Velha (UVV). O UVV Highline realizará cursos em parceria com instituições de ensino nacionais e internacionais, além do fato de que contará com um hub de inovação. A estrutura foi fruto de um investimento de R$ 60 milhões.
Wallace Lovato – Sócio-fundador da GlobalSys, a principal boutique de software do Espírito Santo, também já é presença mais do que confirmada na banca do programa. Com operações no Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, a empresa conta com 400 colaboradores e atende clientes como Grupo Águia Branca e Reserva. Em 2023, tem a expectativa de faturar R$ 60 milhões.
Cátia Horsts – Diretora comercial da Rhopen, também é jurada do Espírito Startups. Faturando R$ 30 milhões, a Rhopen é a principal consultoria de recursos humanos do Espírito Santo e foi considerada a melhor empresa do estado em indicadores financeiros pela Findes. A empresa já atendeu mais de 600 empresas em todo o Brasil e desenvolveu uma tecnologia de inteligência artificial, o Robô IG, que já encontrou R$ 100 milhões em erros de folhas de pagamentos de empresas.
Guilherme Iglesias – Sócio da Vip Rede, uma das principais empresas de infraestrutura tecnológica do Espírito Santo, Iglesias será outro jurado da 3ª temporada do reality. A Vip Rede oferece conectividade, armazenamento de dados e cibersegurança para bancos, hospitais, supermercados e diversas outras grandes empresas do Espírito Santo. A empresa tem mais de 800 quilômetros de fibra óptica para conectar o estado com internet e armazenar dados das empresas, além de um data center de 2 mil terabytes, o equivalente ao armazenamento de 16 mil celulares comuns.
Paulo Wanick – Diretor de finanças da ArcelorMittal América Latina, Wanick será mais um jurado rotativo confirmado. A Arcelor é líder mundial na produção de aço e a unidade ArcelorMittal Tubarão tem uma área total de 13,5 milhões de metros quadrados. A diretoria de Wanick está à frente do iNo.VC, laboratório de inovação aberta da companhia. Em 2022, a ArcelorMittal Brasil faturou quase R$ 72 bilhões, o que posiciona a empresa entre as 15 maiores do país.
Lorena Gladys – Coordenadora de inovação do Bandes, Gladys também será jurada. O Bandes é o banco estadual que opera o Fundo Soberano do Espírito Santo e soma R$ 1,3 bilhão em recursos advindos de royalties, dos quais R$ 500 milhões serão investidos em startups e empresas no Espírito Santo e outra parte será mantida como poupança intergeracional para o estado.
MENTORIAS PARA AS STARTUPS
Assim como nas temporadas anteriores, nesta edição, as startups passarão por mentorias com executivos e empresários capixabas experientes. Durante essas mentorias, as empresas receberão orientações e vão poder tirar dúvidas sobre os modelos de negócio.
Para alavancar ainda mais os empreendimentos, as empresas que farão as mentorias estão ligadas a vários segmentos: ArcelorMittal (uma das maiores indústrias do Brasil), GlobalSys e VipRede (que são referências em tecnologia no Espírito Santo), Rhopen (consultoria de recursos humanos), UVV (educação) e Sicoob ES (serviços financeiros).
E na grande e tão espera final do programa, as três startups selecionadas na primeira fase vão poder defender mais uma vez, o seu negócio! Depois disso, os jurados vão escolher quem levará para casa o prêmio de meio milhão de reais. O valor será dividido da seguinte forma: R$ 100 mil em investimento, R$ 200 mil em aproveitamento de mídia nos veículos da Rede Vitória e R$ 200 mil em consultoria do Hugb, o hub de inovação do Grupo Buaiz.
CONHEÇA AS STARTUPS QUE VÃO COMPETIR:
Auati: é um marketplace que facilita a permuta de serviços e produtos entre diferentes profissionais e empresas. A startup se define como um projeto de impacto social, multimoedas e que tem o propósito de empoderar profissionais a acreditarem que “o seu trabalho é a sua moeda”.
ByPantry: fundada em Aracruz, a ByPantry desenvolveu um aplicativo que ajuda consumidores a comparar e encontrar os melhores preços de produtos em diferentes supermercados. A plataforma também oferece um serviço de entrega de compras em domicílio.
Converta: desenvolveu uma tecnologia exclusiva que transforma qualquer site ou portal em um aplicativo 100% funcional em 24 horas. O principal caso de sucesso da empresa foi o desenvolvimento do aplicativo da loja da influenciadora GKay, que chegou ao topo da lista de mais baixados no país.
Lauduz: startup da área de saúde que, a Lauduz tem o propósito de desenvolver soluções para cuidar da saúde de colaboradores de empresas, buscando a redução dos custos com planos de saúde. Uma das soluções criadas pela empresa é o Telekit, um equipamento portátil que permite consultas de telemedicina com a aferição de sinais vitais.
MedAssist: essa startup foi criada por um médico ajuda a resolver casos clínicos complexos de forma mais rápida e eficiente. A plataforma conecta médicos generalistas a especialistas e democratiza o atendimento especializado, principalmente em regiões mais distantes das grandes cidades.
Nano Smart: desenvolve soluções em segurança alimentar com base em pesquisa científica e tecnologia. O propósito é combater um problema de saúde pública invisível: a alta contaminação dos alimentos que encontramos nas prateleiras dos supermercados, em especial o café.
RefilMe: capixaba, a RefilMe é do segmento de comunicação e marketing. A empresa desenvolveu uma forma inovadora e sustentável de fazer publicidade. A RefilMe insere publicidade em estações de abastecimento gratuito de água potável, gerando visibilidade para o anunciante e reduzindo o consumo e descarte de embalagens plásticas.
Takeat: a startup criou uma plataforma para otimizar a operação de restaurantes e melhorar a experiência dos clientes. A proposta é levar gestão, automação e inteligência para restaurantes com foco em aumentar as vendas e otimizar os custos.
Wibag: com uma mochila roteadora, a Wibag resolve os problemas de conectividade com internet em eventos de todos os portes ao redor do país. O provedor de internet móvel é uma alternativa para as empresas de internet tradicionais e tem sido bem aceita pela praticidade e custo competitivo.
IDENTIDADE VISUAL DO PROGRAMA
Muitos amam saber os significados de determinado ícone, objeto, frase… Enfim, daquilo que faz com que seja voltada a atenção para o que está sendo visto naquele momento. E com o símbolo-chave do Espírito Startups não foi diferente ao pensar em cada detalhe.
A ampulheta se parece com um X, que no reality show, representa a disputa entre as startups. Fora isso, há a presença de setas no logotipo, que apontam as direções, simbolizando o papel dos jurados.
“É um grande orgulho participar ativamente de um programa inovador, que traz sempre referências no segmento para o Espírito Santo. Para este ano, buscamos dar mais vida e movimento à identidade do programa”, contou Rodrigo Pegoretti, diretor de criação da Fire.
Para a identidade visual do reality, cada detalhe foi pensado estrategicamente.
“Exploramos uma paleta de cores diversificada, com tons vibrantes, gradiente e novos símbolos e grafismos, sem nunca perder o principal elemento do programa, que é a ampulheta. Uma nova roupagem para um conteúdo que também não para de inovar e impulsionar o empreendedorismo capixaba”.
Já viram que a nova temporada chega com tudo né?! Então já podem preparar o coração porque o Espírito Startups vai ser cheio de emoção e adrenalina!
Deste sábado (15), até o dia 5 de agosto, vocês têm um encontro marcado com esse time na TV Vitória/ RecordTV sempre às 14 horas, logo depois do Balanço Geral. O reality também será transmitido pelo Jornal Online Folha Vitória e também no canal do YouTube do Folha Business.