instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Faz a Conta

por Tamires Endringer

Colunistas-FBPrancheta-5-99.png

Recuperação de empresas: Como salvar sua empresa desta crise

Hoje eu quero falar para vocês sobre recuperação de empresas e de forma objetiva trazer informações para esta retomada de forma organizada.

Contextualizando:

O que é uma crise financeira?
O Brasil ja passou por uma recessão econômica e a economia ainda estava se recuperando deste período turbulento. Além disso, podemos citar a crise de 2008, que começou por causa dos créditos imobiliários nos Estados Unidos e se alastrou para o resto do mundo, como um período recente muito turbulento em nossa economia.

Uma crise financeira pode acontecer por diversos motivos, podendo atingir apenas uma região, um país inteiro ou várias nações. Quando um país está em crise, significa que diversos setores da economia sofreram algum abalo ou que tiveram alguma desvalorização nos seus ativos financeiros.

A sociedade, por sua vez, acaba por sofrer os efeitos. Afinal, em períodos como estes é comum haver redução do poder econômico, desarmonia no equilíbrio “oferta x demanda”.

Como ocorre uma crise econômica?
As crises econômicas acontecem frequentemente em todo o mundo. São cíclicas.

Entretanto, é possível afirmar que elas surgem muito antes de a crise, de fato aparecer. Qualquer situação de crise e desequilíbrio econômico certamente foi antecedida por eventos e ciclos que resultaram em uma crise.

Então vamos entender como operacionalizar isso…

Recuperação de empresas

Suas margens estão negativas devido à crise?

A empresa não está cumprindo o orçamento esperado ou está com fluxo de caixa "furado"? A recuperação de empresas é uma possível solução, numa situação de crise como esta, que de um lado, ocorre queda de receita e, do outro, boa parte dos custos e despesas não deixam de existir. Para as empresas que já vinham combalidas por uma crise, é comum estar com o passivo elevado, dívidas diversas, comprometimento com capital de terceiros, impostos, fornecedores atrasados, típico como qualquer crise. Até mesmo empresas que estavam numa situação de "águas calmas", passaram a ter seu passivo se elevando ou melhor, alavancado. Para as empresas que vinham abaladas, a situação obviamente é mais crítica; para as outras, também inspira cuidado e outro tipo de tratamento. Se nas que já vinham em crise os passivos já existiam e se avolumavam, nas que vinham com caixa ou se recuperando, às vezes, a negação fala mais alto e elas não tomam as medidas drásticas de corte necessárias. Dentro de um processo de recuperação de empresas, duas são as etapas e muito diferentes entre si e que exigem abordagem muito técnicas e distintas. Em qual etapa se encontra sua empresa? -Reestruturação, turnaround, recuperação extrajudicial, recuperação judicial ou falência? Entenda que até para fechar existe método. Isso evita a perda total de controle. O próximo passo é identificar que está com os resultados comprometidos. E isso só pode ser feito através da aplicação de um diagnóstico, principalmente a etapa do diagnóstico econômico/financeiro. Esta etapa consiste em avaliar modelo de gestão, reinvestir, vender, definir se cabe recuperação judicial ou extra judicial, falência e que todas necessitam de planejamento. Encerrar uma empresa por exemplo significa parar de vender, mas não significa parar de pagar. Etapa de uma recuperação de empresa: 1.    Diagnóstico 2.    Identificação e mitigação do passivo 3.    Captação de recursos 4.    Gestão da inovação (gestão de inovação/tecnologia e marketing) 5.    Tecnologia 6.    Marketing, comercial, vendas 7.    Gestão organizacional 8.    Gestão da emoção (onde o colapso acontece) É comum a negação, a falsa ideia de que logo passará, que o governo ajudará  ou que "sou inabalável por ter chegado até aqui". Alguns casos os empresários seguem apáticos. Tenha consciência  que não existe possibilidade de sair sem cicatrizes. Considere que nas empresas existem momentos que são efêmeros. E desta crise, poucas estão com metabolismo em alta, muitas estão dependentes e todas tem a mesma chance de ficarem vivas ou não. Em Gestão de crise necessitamos aplicar a técnica. Nesta crise, a pior de todas, há política, e onde há de senti-la não existirá técnica, não mesmo. Que todos vocês possam se recuperar com saúde. Estamos aqui para ajudá-los! Por Tamires Endringer, Empresária, Contadora e a autora desta página.