instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Faz a Conta

por Tamires Endringer

pexels-pixabay-53621-scaled-32.jpg

Qual a importância do valuation na compra de empresas?

Para os empreendedores, o valuation permite negociar de forma justa e também ter um argumento para buscar investimentos. Isso vale especialmente para startups, em que a captação de investimentos faz parte do modelo de negócio.

Nesse caso, o valuation é fundamental, pois é um indicador do quão atrativa para o mercado a startup é. Mas não é só isso: internamente, conhecer o valor do negócio serve para projetar cenários, o que auxilia na gestão.

Para os investidores, por sua vez, o valuation possibilita encontrar boas oportunidades de negócio oferecidas pelo mercado de capitais — empresas com boa gestão, rentáveis e eficientes. Também ajuda a evitar armadilhas, como negócios arriscados e com preços altos demais por conta de especulação.

Vejam abaixo esta fantástica explanação sobre o tema na compra de empresas.

05 anos e mais de 6.000% de valorização: a estratégia de mercado que fez da Magalu a “queridinha” dos investidores brasileiros

A Magalu pagou 3,5bi de reais na aquisição da KaBuM!, anunciou 150 milhões de novas ações e fez subir em mais de 5% as ações da companhia, aumentando em quase 6 bilhões de reais o seu valor de mercado. O grande ponto aqui é que a subida do preço das ações da Magazine Luiza gerou uma valorização de mercado correspondente a quase o dobro do valor da empresa objeto da aquisição. Uma verdadeira tacada de mestre. Aliás, mais uma, da gestão do grupo Magalu! Já que essa foi só a última das 21 aquisições estratégicas que a empresa realizou apenas no último ano e meio, o que faz da Magazine Luíza uma excelente aposta para quem investe na Bolsa brasileira, já que é um modelo de negócios que combina crescimento acelerado e alta rentabilidade. Prova disso é o preço da ação da Magalu (código de negociação MGLU3) ter se valorizado assustadores 6.473,10% desde agosto de 2016, até a data de hoje. É isso mesmo que você leu: R$ 1.000,00 teriam sido transformados em R$ 65.731,00. Então se você já investe ou quer começar a investir na bolsa de valores, vem comigo que nós vamos fazer uma retrospectiva dos últimos cinco anos da Magazine Luiza e vamos destacar os principais pontos que fizeram da empresa uma máquina de multiplicar dinheiro na B3. Como calcular o valor de mercado de uma companhia? Antes de nos aprofundarmos nas estratégias de mercado da Magalu, entender qual é o valor de mercado de uma empresa é fundamental para o investidor que busca oportunidades de valorização dos ativos no longo prazo. Para calcular o valor de mercado você deve multiplicar o preço atual da ação pelo número de ações emitidas pela empresa. Mas, além disso, também é importante levar em consideração alguns fatores internos e externos que estão ligados à organização. Entre os fatores externos que alteram o market value estão o cenário político, eventuais crises e a própria lei da oferta e procura, seja para investimentos ou especulação. A troca de gestão de uma empresa, por exemplo, e notícias envolvendo a companhia ou seu setor são fatores internos que podem ser positivos ou negativos para a organização. Isso varia de acordo com o ponto de vista do mercado. Qual a importância de entender esse conceito? Entender o valor de mercado das empresas vai te qualificar para tomar decisões mais estratégicas e assertivas. Ao analisar os fundamentos de uma empresa você consegue estabelecer o valor justo de uma ação de acordo com alguns fatores que possam influenciar o crescimento dela. Entre eles, estão a qualidade da gestão, a saúde financeira e o reconhecimento da organização. No entanto, identificar quanto uma ação vale hoje e qual o impacto dela sobre o valor de mercado da companhia acaba se tornando fundamental para quem deseja investir em ações no longo prazo. Afinal, esse dado ajuda o investidor a identificar a dimensão da empresa, se a organização é sólida e qual é a relação dela com outras empresas do mesmo setor. Uma retrospectiva da Magalu "Com a compra do KaBuM!, nos consolidamos como um dos líderes do e-commerce formal brasileiro e reforçamos nossa atuação em um dos mercados que mais crescem no mundo - o de produtos para geeks e gamers", diz Frederico Trajano, CEO do Magalu. Com a compra do KaBuM!, a companhia reforça o pilar estratégico de novas categorias, com uma diversificação complementar ao atual e com enorme potencial de crescimento. Vamos então traçar uma breve linha do tempo do que a empresa tem feito estrategicamente para manter a valorização sempre em alta: Analisando o gráfico e as últimas aquisições podemos ver claramente como a companhia vem se posicionando no mercado. Cada vez mais a gestão da empresa migra para o campo digital e utiliza de forma primorosa a estrutura física que possui como canal de distribuição dos produtos que comercializa. A Magazine Luiza, assim como as demais gigantes do setor varejista, já entendeu que o digital está aí para ficar, fato que foi evidenciado com a situação ocasionada pela pandemia, causada pelo Corona Vírus. Se olharmos mais a fundo, de maneira detalhada, o que aconteceu foi uma antecipação de quase dez anos na tendência de utilização do digital por parte da população, que se viu obrigada a adquirir seus produtos de casa, por meio da internet. Esses detalhes e observações são cruciais para realizarmos a análise de valor de mercado das empresas que estamos interessados em investir. E a Magalu é uma excelente oportunidade de análise de case de um sucesso, no qual, até o presente momento, investir é uma ótima pedida. Por Vinicius Bregensk, investidor e mentor.