PMEs ainda não estão convencidas a compartilhar dados via open banking
O open banking pode finalmente estar se tornando realidade no ano de 2021, mas isso ainda não significa que a adesão será generalizada.
Segundo um levantamento feito pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares, a maior parte (51%) das pequenas e médias empresas (PMEs) está moderadamente disposta a compartilhar seus dados entre instituições para usufruir das possibilidades do banco aberto.
O nível de maturidade da PME, aliás, influencia diretamente na disposição em compartilhar informações via open banking. Por exemplo, as companhias que estão em nível mais maduro são as que estão mais dispostas a partilhar dados via open banking (54%); por outro lado, as PMEs que estão em estágio inicial são maioria (22%) entre as empresas que estão pouco dispostas ao compartilhamento.
Nesta pesquisa, foram ouvidos 495 gerentes ou coordenadores de PMEs responsáveis pelas áreas financeira e de contabilidade ou que estavam envolvidos diretamente nesta atividade nas empresas em que trabalham.
A análise mostrou ainda que 6 de cada 10 respondentes sabem o que é o conceito de open banking. Entretanto, a maioria (54%) considera que possui um conhecimento médio sobre o tema.
Fonte: Portal contábeis