instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Faz a Conta

por Tamires Endringer

Design-sem-nome-1-e1618542322199-17.png

IRPF 2021: mais de 800 mil brasileiros caíram na malha fina

A Receita Federal divulgou que mais de 800 mil brasileiros caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. Entre os principais motivos estão: omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (41,4%); erros nas deduções da base de cálculo (30,9%); e divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física (20%).

A Receita orienta os contribuintes a regularizarem as pendências mostradas no Extrato do Processamento da DIRPF, no campo Meu Imposto de Renda, no site do órgão.

“Quando você envia a sua Declaração de Imposto de Renda, ela passa por uma análise dos sistemas da Receita Federal, onde são verificadas as informações que você enviou e elas são comparadas com informações fornecidas por outras entidades (terceiros), que também têm que prestar informações à Receita: empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros”, explica o Fisco.

“Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas por você em relação às informações apresentadas por terceiros, a sua declaração será separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal (ou “malha fina” como é popularmente conhecida). Você não receberá a sua restituição enquanto a sua declaração estiver na Malha Fiscal”, completa.

Governo federal lançou Cédula de Produto Rural (CPR) Verde nesta última sexta 1/10

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou nesta sexta-feira (1º/10), da cerimônia alusiva à assinatura do decreto da Cédula de Produto Rural (CPR) Verde. O evento, que aconteceu no Palácio do Planalto, faz parte do ciclo regional de entregas do governo federal em comemoração aos mil dias de gestão. O evento foi transmitido, ao vivo, pela EBC e redes sociais do Planalto. O lançamento da Cédula de Produto Rural (CPR) Verde, nova alternativa de mercado para as empresas interessadas em compensar voluntariamente sua emissão de gases de efeito estufa, contou com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Na ocasião, a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Flávia Arruda, fez um balanço das entregas do governo federal para o Distrito Federal. Após o evento, às 12h30, o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, detalhou em coletiva de imprensa virtual o lançamento da CPR Verde. Também participou da coletiva após a cerimônia o secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Angelo Mazzillo Junior. A coletiva foi  transmitida pelo canal do Ministério da Economia no YouTube.