Copom: BC confirma que taxa de juros deve chegar a dois dígitos para controlar inflação em 2022
O Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central avisou que cogitou elevar a taxa básica de juros em mais de 1,50 ponto porcentual na última quarta-feira, 27.
A ata do encontro reforça a promessa da diretoria da instituição de fazer o que for preciso para levar a inflação para o centro da meta em 2022, ainda que a maior parte do mercado tenha desancorado de vez as expectativas para o próximo ano, em que o centro da meta é de 3,50%.
Após o próprio governo ter bancado a negociação com o Congresso para alterar a fórmula de apuração do teto de gastos (a regra que atrela o crescimento das despesas à inflação), o mercado passou imediatamente a esperar uma ação mais forte do Copom, que até então vinha seguindo o plano de voo de elevações de 1 ponto porcentual na taxa de juros.
Em cenário de deterioração ininterrupta das projeções de inflação, o BC ainda deve ficar mais atento à evolução dos preços de commodities em real, já que considerou que agora os choques vão ter efeito direto em 2022.
Ao mesmo tempo em que promete uma política monetária mais contracionista, o Copom destaca preocupação com os dados mais recentes da atividade econômica e já admite uma recuperação menos intensa no segundo semestre deste ano. Ainda assim, o colegiado aposta nos serviços, na agropecuária e na indústria extrativa para evitar uma nova recessão em 2022, mesmo em um cenário sem limites para a Selic.
Fonte: com informações do Estadão